Homenagem

Graça Araújo é declarada patrona do jornalismo de Pernambuco pela Alepe

Graça Araújo faleceu no dia 8 de setembro de 2018 após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ela tinha mais de 25 anos de trabalho neste Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/07/2020 às 9:49 | Atualizado em 31/07/2020 às 18:27
JC Imagem
Graça Araújo - FOTO: JC Imagem

A jornalista Graça Araújo, falecida em 2018, foi declarada patrona do Jornalismo Pernambucano pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os projetos que preveem a designação de Graça e outros 11 patronos do estado de Pernambuco de diversos segmentos sociais foram aprovados pela Alepe na sessão dessa quinta-feira (30) e seguem para a sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

Graça Araújo faleceu no dia 8 de setembro de 2018 após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ela tinha mais de 25 anos de trabalho neste Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), e apresentava o TV Jornal Meio Dia, na TV Jornal, e o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal.

>> Especial Graça Araújo: amigos e familiares relembram legado da jornalista

>> Um ano sem Graça Araújo, jornalista que ampliava o significado da profissão

Símbolo de garra, competência e ética, a carreira de Graça é marcada pela característica de sempre defender do público e levar a informação com qualidade aos ouvintes e telespectadores em sua voz marcante.

Na justificativa do projeto que propõe a declaração, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) ressalta a extensa carreira de Maria Gracilane Araújo da Silva, conhecida como Graça Araújo, natural de Itambé, na Zona da Mata pernambucana, mas reconhecida cidadã recifense em 2010 pela Câmara Municipal do Recife. 

Depois do seu primeiro trabalho na Rádio Transamérica, Graça passou pela Rádio Clube, TV Manchete, TV Pernambuco até tornar-se chefe de reportagem da TV Jornal em 1992, onde participou da formatação do TV Jornal Meio Dia. Apresentou por 17 anos o programa Rádio Livre e Consultório de Graça, que abordava temas na área da saúde. 

"A jornalista também deu importante contribuição no mundo jurídico. Foi uma das homenageadas em sessão solene do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), recebendo condecoração concedida a profissionais que contribuem para melhorar o trabalho da Justiça no Estado. Em virtude de sua honrosa carreira profissional, Graça foi, ainda, homenageada na edição do livro "Sucesso: o que elas pensam", que reúne 150 mulheres que contam como chegaram ao sucesso profissional", diz trecho da justificativa. 

Veja os outros patronos declarados:

Mestre Vitalino Pereira dos Santos - Arte do Barro

Cacique Xicão Xukuru - Povos Indígenas

Solano Trindade - Luta Antirracista

Frei Damião de Bozzano - Romeiros e Romarias)

Dom Helder Camara - Direitos Humanos

Valdir Teles Repente e Cantoria de Viola

Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba - Frevo

Ênio Lustosa Cantarelli - Cardiologia

Clarice Lispector - Literatura

José de Souza Dantas Filho, o Zé Dantas - Compositores da Música Regional Nordestina

Miguel Arraes de Alencar Política

 

Comentários

Últimas notícias