literatura

Coluna Escrita: Corajoso relato autobiográfico marca a estreia de Clarice Fortunato na literatura

Da Vida nas Ruas ao Teto dos Livros é lançamento da Pallas Editora. Confira esta e outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (4)

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 04/08/2020 às 8:00 | Atualizado em 04/08/2020 às 16:57
Monica Ramalho/ Divulgação
Clarice Fortunato é professora, Doutora em Literatura e no livro Da Vida nas Ruas ao Teto dos Livros conta sua história - FOTO: Monica Ramalho/ Divulgação

É sempre animador se deparar com uma obra que marca a estreia de uma autora na literatura. No caso de Da Vida nas Ruas ao Teto dos Livros (Pallas Editora, 119 pgs, R$ 40), o entusiasmo vem acompanhado de uma curiosidade aguçada já que, em seu primeiro livro, a paranaense Clarice Fortunato entrega um corajoso relato autobiográfico.

Leia também: A poesia antirracista de Upile Chisala

Leia também: Conheça iniciativas que buscam maior representatividade negra na literatura

Através de sua vida e de todos os episódios de racismo e machismo que precisou enfrentar desde sua infância na zona rural, da nada fácil adolescência trabalhando como empregada doméstica até chegar a seu emocionante encontro com a vida acadêmica, a autora se propõe a contar também a história de seus ancestrais e tantas mulheres negras com força e clareza. "Falas que ecoam silêncios do passado. Vozes presentes."

 

DIVULGAÇÃO
"Da vida nas ruas ao teto dos livros", livro de Clarice Fortunato (editora Pallas) - DIVULGAÇÃO

Veja outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (4):

- Com o objetivo de ir na contramão das tristes notícias relacionadas ao Coronavírus, a poeta Ana Karina Soares lançou o projeto audiovisual Pandemia da Poesia. Através de seu canal do YouTube, ela convida outros artistas para declamações de textos poéticos. Ela conta que, dentre tantas dúvidas que marcam este período difícil, vinha refletindo a partir de algumas perguntas, dentre elas: "Qual o papel da arte e em especial da arte poética neste momento?" A maioria dos poemas são de sua autoria. Carlos Mesquita, Frederico Valença e Rui Pinto são alguns dos declamadores.

- Ainda celebrando o centenário de João Cabral de Melo Neto, a Cepe lança uma nova edição de João Cabral de Ponta a Ponta, de Antônio Carlos Secchin. Será no dia 26. A obra abrange extensa análise da obra do poeta pernambucano por Secchin, grande pesquisador da poesia cabralina. 

Leia também: João Cabral de Melo Neto, o poeta que levou Pernambuco para o mundo

Leia também: Cepe lança livro sobre misterioso assassinato de espião brasileiro

Leia também: Romance de Gilvan Lemos será reeditado pela Cepe

- Outra novidade da Cepe muito interessante é o projeto Botão Vermelho. Textos ficcionais inspirados em pesquisas científicas serão publicados no Suplemento Pernambuco, em parceria com o Instituto Serrapilheira.

Comentários

Últimas notícias