O Coquevídeo - Formação e Experimentação em Audiovisual no Coque, em parceria com o Instituto Moreira Salles, colocou no ar o site NaPerifa. A iniciativa exibe as produções do projeto Narrativas Periféricas do Fim desse Mundo, desenvolvido a partir de uma convocatória que selecionou 47 projetos de vídeos e ensaios fotográficos de mais de dez cidades pernambucana.
A plataforma digital "surge a partir da articulação entre sujeitos e coletivos interessados em pesquisar e produzir desde de uma perspectiva periférica", como explica o site, e se propõe a ser tanto um espaço de veiculação quanto de memória das produções que partam de um olhar periférico.
"NaPerifa se propõe a ser, ela mesma, agenciadora de ações e produções tais como notícias, editais, ações de educação e comunicação popular e de intervenções políticas e culturais. O surgimento dessa plataforma remonta às ações, produções e afetações das redes Coque Vive e Coque (R)existe e, portanto, tem no Coque, comunidade localizada na região central do Recife, uma territorialidade", explica a apresentação do projeto.
Entre os trabalhos audiovisuais já disponíveis no site estão Sobrecarga viral - Representações de um isolamento cognitivo, de Danielly Ferreira; os videoclipes de rap de Elyson Santos e Ed Mcy; e os filmes de Medusa e Matheus Luciano, que abordam questões ligadas à raça, gênero e classe. A plataforma conta ainda com trabalhos de Erin Canuto (Odara), Thays Moura e ensaios fotográficos de Ivson Laurenço, Thiago Souza e do coletivo de mulheres fotógrafas do Coque.
A comunidade localizada na área central da capital pernambucana, inclusive, é tema de uma seção com trabalhos de Anne Lírio, Laryssa Oliveira, @Nillaeu, Daniel Lackberg e Lucas Emanuel. O projeto contempla ainda produções da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco. Todas as produções podem ser acessadas gratuitamente no site NaPerifa.
Comentários