Artes visuais

Coletivo Carni promove ações artísticas baseadas na pandemia

Artistas pernambucanos provocam reflexões com obras criadas a partir do espaço urbano

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 11/08/2020 às 18:52 | Atualizado em 11/08/2020 às 18:54
DIVULGAÇÃO
PROJETO Com 'Inserção em Circuitos Mercadinhológicos', coletivo pernambucano ocupa o Solar dos Abacaxis - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Carni, coletivo pernambucano de arte negra e indígena, está realizando nesta semana uma série de ações no perfil Instagram do Solar dos Abacaxis. Inserção em Circuitos Mercadinhológicos parte das observações e reflexões dos artistas sobre as dinâmicas estabelecidas pela pandemia do novo coronavírus, em registros em vídeos, fotografias e sons.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#carniocupasolar Diante das diferenças entre os territórios que cada integrante do CARNI se situa, encontramos um eixo que tem perpassado nosso dia-a-dia, nossas idas e vindas - e de constante exposição ao coronavírus - em supermercados, mercados, mercadinhos, hortifrutis, feiras, etc. Ao olharmos atentamente para estes lugares próximos a nossas casas, que vão desde a Região Metropolitana de Recife até um município na Zona da Mata de Pernambuco, percebemos relações contraditórias, por vezes intimas e também complexas que poderiam ser acentuadas em ficções provocadas pelo coletivo. Estes estabelecimentos comerciais foram realçados durante o período de isolamento social, se tornando muitas vezes um espaço de convivência e também evidenciando ainda mais processos de assimetria social. O diálogo entre nós e estes ambientes se dá através da observação dos símbolos que estão presentes nestes contextos e seus desdobramentos para outros circuitos também comerciais, como o próprio mercado de arte. Criando ações alegóricas registradas em vídeos, fotografias e sons nos inserimos em mercados sublinhados pela ausência da terra, porém marcados pelas exorbitantes camadas de plástico, de olhares e sussurros, de disparidades e abusos econômicos, de volumes artificiais e controle. Este cenário se desfaz nos pequenos comércios, onde sons e cheiros se modificam, absorvem um formato menos higienistas, o corpo se faz mais presente e a pandemia ecoa de forma silenciosa. Inserção em Circuitos Mercadinhológicos se torna um jogo com disparidades, um mapeamento de um território-fluxo, mas antes de tudo um exercício de atenção que compõe os movimentos de entrar e sair. // Arte: @omariobros_ (Mário Bros) Texto: @socorrrrrr (Ariana Nuala) #solardosabacaxis #localdaação #coletivocarni

Uma publicação compartilhada por Solar dos Abacaxis (@solardosabacaxis) em

Único contemplado do Nordeste para Local da Ação, iniciativa do Solar dos Abacaxis de apoio à produção artística durante a pandemia, realizada com os recursos doados para o FunColab (que, inclusive, está aberto para doações), o projeto do Carni dialoga com a proposta da instituição de retomar as intervenções na rua, entendendo as disputas simbólicas que esses espaços tensionam.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#carniocupasolar "Só ia ao mercado," livro-ação: Ana Lira @anaretratografia #solardosabacaxis #localdaação #coletivocarni

Uma publicação compartilhada por Solar dos Abacaxis (@solardosabacaxis) em

O nome do projeto faz alusão à obra Inserções em Circuitos Ideológicos, de Cildo Meireles, criada nos anos 1970, e também propõe uma revisão crítica dela a partir de percepções sobre o mercado da arte. Para desenvolvê-lo, os artistas selecionaram mercadinhos de bairro que cada um frequenta para realizar as ações, por entenderem que se trata de espaços que, durante a pandemia, se tornaram um dos únicos pontos permitidos de congregação de pessoas.

Até agora, o grupo compartilhou três obras no perfil do Solar dos Abacaxis: Só Ia ao Mercado, livro-ação: Ana Lira; Inclusive, Eu, de Lia Letícia; e Senhas Para Quê Te Quero, de Iagor Peres. Neste trabalho, por exemplo, Iagor utiliza as fichas distribuídas para o controle de acesso ao estabelecimento para criar uma provocação que pode ser lida como uma reflexão sobre contato, política e afetividades.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#carniocupasolar [ ] [ ] No mercado aqui do lado, são distribuídas senhas em papéis plastificados como controle do número de clientes dentro do estabelecimento simultaneamente. As senhas circulam por acumulados turnos e variadas pessoas. Ate mesmo perdidos pelos arredores do mercado, os números dessas fichas só atingem a casa de dezenas. Higienizadas ou não, contraditoriamente esses papéis se apresentam respaldados pela ideia de prevenção ao contágio e ao mesmo tempo estimulam a circulação constante de um mesmo objeto por muito tempo em um mesmo local. Adicionei nesse circuito de senhas numéricas, algumas centenas que nem o empresariado nem o estado parecem de fato estar contando. [ ] Inserção em Circuitos Mercadinhológicos Ação: @iagorperes - Iagor Peres Registro: @oamsugusmao e @iagorperes Edição: @iagorperes #solardosabacaxis #coletivocarni #localdaação

Uma publicação compartilhada por Solar dos Abacaxis (@solardosabacaxis) em

No vídeo, ele substitui a senha que recebeu na entrada por outra ficha com o número 100 mil, em alusão ao número até então número de vítimas da pandemia no Brasil. "De alguma forma, é uma tentativa de se inserir nesses circuitos e passar algum tipo de recado, divagação", pontua o Iagor.

ARIANA NUALA, IAGOR PERES E MARIO BROS/DIVULGAÇÃO
TRAÇOS Coletivo busca articular rede criativa e de ações no Estado - ARIANA NUALA, IAGOR PERES E MARIO BROS/DIVULGAÇÃO

Além deles, o Carni, fundado em 2016, atualmente o Carni é formado por Abiniel Nascimento, Ariana Nuala, Caetano Costa, Gi Vatroi, Kalor Pacheco, Kildery Iara, Leticia Barros, Mário Miranda e Victor Lima.

No contexto do isolamento social, o coletivo, que é multidisciplinar, com artistas, comunicadores, críticos, designers, entre outros, tem buscado entender como fortalecer suas trocas e ampliar suas redes de ações.

"Uma das nossas questões enquanto coletivo é a importância do encontro nos nossos processos. A fisicalidade sempre teve uma reverberação muito forte para nós e agora estamos buscando entender como articular essa presença, como nos articular, através do virtual", explica. "Nosso trabalho se pauta muito por uma troca efetiva, mais do que a execução de uma obra em si. Pensamos a articulação desses agentes em diferentes frentes e circuitos culturais para abrir espaços para a nós e para outros."

Comentários

Últimas notícias