Gastronomia

Anna Cozinha Artesanal cresce seu negócio durante a crise

As irmãs Anna Claudia e Roseane Guerrera tocam empreendimento especializado em pratos italianos

Daniel Ferreira
Cadastrado por
Daniel Ferreira
Publicado em 20/08/2020 às 14:28 | Atualizado em 20/08/2020 às 14:31
DIVULGAÇÃO
CAPONATA - FOTO: DIVULGAÇÃO

O arquiteto tem como uma de suas principais funções projetar ambientes. A profissão partilha muita semelhança com a gastronomia. Ambas são responsáveis por formular lembranças através de suas criações. Casas, geralmente, nos remetem a alguma memória de momentos felizes. Essas memórias, às vezes, passeiam entre aniversários, reuniões familiares e almoços aos domingos com aquela lasanha que só a mãe sabe fazer. Inspirada nos pais que caprichavam na cozinha, a arquiteta Anna Claudia Guerrera divide-se entre o mundo das construções e o da culinária. Hoje, alterna entre o home office do escritório e, junto de sua irmã Roseane, comanda o Anna Cozinha Artesanal.

>> Tulasi Mercado Orgânico segue de portas abertas em Boa Viagem

Anna é filha de Ernesto e Gilka Guerrera, nomes por trás da criação do restaurante Via Appia, um dos mais longevos do Recife. Ele, italiano da Calabria, influenciou no interesse pela gastronomia e cultura da Itália; a mãe, natural de Arcoverde, Sertão de Pernambuco, sempre pesquisando receitas e se inteirando através dos livros. Apesar de não terem formação técnica, ambos foram a escola para que as irmãs desenvolvessem o gosto pela gastronomia.

O seu primeiro contato com o universo profissional na área de culinária se deu em 2003, com a abertura do restaurante Don Corleone, parceria com seu irmão, Fernando Guerrera. O restaurante funcionou até meados de 2005.

Entretanto, o encerramento das atividades deixaram, além da experiência, o gostinho de quero mais. Em 2012, Anna foi convidada por uma amiga para integrar uma parceria com o Na Xícara. Levou alguns tipos de massas para o local que, na época, servia salgados, cafés, bolos e tortas. Localizado em Candeias, o estabelecimento sofreu com a desaceleração do comércio local, provocada pelo esgotamento de Suape, reduzindo a demanda de público.

Veio daí a decisão de fechar o Na Xícara. Mas, foi graças a ele, que a paixão pela gastronomia ressurgiu. “Meus clientes começaram a me pedir encomendas de massas, molhos, antepastos e assim fui fazendo sempre em datas comemorativas”, afirma.

Esse sentimento transformou o novo negócio em realidade, impulsionado através das redes sociais. Pelo perfil @annacozinhaartesanal, no Instagram, é feita a comunicação. O empreendimento saiu do papel em fevereiro de 2020, pouco tempo antes de a pandemia chegar ao Brasil. “Pensávamos que iríamos ter que parar o que mal havíamos começado. Mas estávamos enganadas. Começamos a perceber a necessidade das pessoas, que não estavam mais indo a restaurantes e passaram a querer comer em casa, uma comida similar”, avalia.

Sobre a proposta, Anna é bastante enfática. Levar comida honesta, de boa qualidade, repleta de afetividade, feita com muito carinho e tendo um ótimo custo benefício. As massas, ricota, recheios, molhos, antepastos e sobremesas são produzidos em sua casa.

Caçula de cinco filhos, Anna cuida da cozinha, mídias digitais e administração. Roseane é a responsável pelo departamento de compras e vendas. Todas as decisões acerca do estabelecimento são tomadas em conjunto. “Uma sempre consulta a outra e assim vamos aparando as arestas e minimizando erros”, fala Anna.

FUNCIONAMENTO

A quarentena tem feito a dupla trabalhar de domingo a domingo. Os clientes, que no início estavam restritos aos amigos e familiares, foram crescendo através das indicações. Hoje, os atendimentos estão sendo realizados totalmente online, pelo WhatsApp (81 99409-3806/98852-6837) e Instagram (@annacozinhaartesanal), plataforma essencial para o aumento da clientela. “Este cenário desfavorável terminou, então, por acelerar o nosso processo de crescimento, que vem sendo muito bom e gratificante”, comemora.

DIVULGAÇÃO
CONCHIGLIONE Recheio com creme de gorgonzola - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
BACALHAU Com cebola, azeite, pimentões e natas - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias