Impacto

Fundaj realiza live sobre os impactos da pandemia no cinema

Promovido pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), da Fundaj, debate virtual acontece dia 28, às 10h, no YouTube da Fundaj

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/08/2020 às 16:14
ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM
Nova sala de cinema da Fundaj. - FOTO: ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM

A Fundação Joaquim Nabuco promove um encontro para debater e avaliar como o campo da indústria audiovisual brasileira está reagindo às dificuldades causadas pela crise pandêmica do novo coronavírus.

Encerrando o ciclo de debates virtuais da série Pandemia e Sociedade, a Fundaj trabalhará o tema “Os impactos da pandemia da Covid-19 na atividade de cinema no Brasil”, no próximo dia 28, no seu canal no YouTube.

Leia também: Como será a volta dos cinemas em Pernambuco?

Leia também: FestCurtas Fundaj divulga lista de filmes premiados

Mediado pelo pesquisador do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Fundaj, doutor em Sociologia, Augusto Amorim, o evento virtual contará com a participação de três convidados: Lúcio Aguiar, diretor, roteirista, pesquisador e assessor em leis de incentivo; Waldemar Dalenogare Neto, crítico cinematográfico e consultor de distribuidoras brasileiras; e Mikael de Albuquerque, mestre em Escrita Dramática, bacharel em Cinema e roteirista.

Com expertises no assunto em questão, os convidados escolhidos para a edição são pessoas que vivem o cinema em seus diversos âmbitos. Na roda de conversa virtual, eles serão questionados sobre as mudanças de rotina, e avaliarão a nova realidade decorrente da adoção de medidas necessárias ao combate à pandemia.

Assim como em outras esferas da sociedade, a indústria cinematográfica tem sido afetada por dificuldades financeiras, estruturais, conjunturais e artísticas. Devido as medidas contra a disseminação do coronavírus, os cinemas permanecem fechados há mais de quatro meses e as filmagens de produções em curso tiveram seus cronogramas alterados neste período.

Como uma de suas missões culturais, a Fundaj é responsável por difundir e preservar a arte audiovisual em suas duas salas de cinema (campis Casa Forte e Derby) e por meio da Cinemateca Pernambucana. Durante este período de fechamento dos seus espaços, a direção do Cinema da Fundação continuou com exibições de filmes, documentários e palestras por meio de seus canais digitais. 

Comentários

Últimas notícias