LITERATURA

Coluna Escrita: Balada Literária virtual e outras notícias do mercado do livro

Com homenagem à poeta Geni Guimarães, a Balada Literária 2020 tem programação plural. Confira também na coluna Escrita desta terça (1): novos livros de Michel Zaidan, Rita Lee e Mário Hélio

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 01/09/2020 às 8:00
CAMILLA KINKER/ ITAÚ SOCIAL
A escritora Geni Guimarães - FOTO: CAMILLA KINKER/ ITAÚ SOCIAL

Começa nesta quinta-feira (3) a 15° edição da Balada Literária. Com homenagem a Geni Guimarães, poeta paulista autora dos livros A Cor da Ternura (1991) e Aquilo Que a Mãe Não Quer (1998). Idealizado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire em 2006, o evento literário acontece este ano de forma totalmente virtual. A etapa Teresina foi realizada em agosto e agora, até o dia 7 de setembro, ocorrem as etapas São Paulo e Salvador.

Cada atração terá abertura de um profissional dos bastidores, como camareira, iluminador e técnico de som. Aulas, oficinas, exibições cinematográficas, saraus e shows integram a programação - que pode ser conferida na íntegra aqui.

Veja as outras notícias da coluna Escrita desta terça (1°):

- Especialista em Teoria Crítica, o professor e pesquisador pernambucano Michel Zaidan Filho está lançando dois novos livros. O Inferno São os Outros - Política e Sensibilidade em Tempos de Pandemia, pela Editora Collaborativa, e A Escola de Frankfurt em Nove Lições, publicação do Núcleo de Estudos Eleitorais Partidários da Democracia (NEEPD) da UFPE.

Este último é enviado aos leitores com um link das conferências gravadas a respeito dos capítulos, que vão desde os conceitos do Iluminismo a Axel Honnet, passando por Walter Benjamin, entre outros. Interessados podem entrar em contato com o autor pelo [email protected]

- O ratinho pacifista, defensor da natureza, protagonista dos livros infantis de Rita Lee, está de volta em dois lançamentos. Dr. Alex e os Reis de Angra e Dr. Alex e o Phantom chegam pela Globinho, selo da Globo Livros. Ilustrados por Quihoma Isaac e Guilherme Francini.

Leia também: Rita Lee é a primeira a ler livro de memórias de Xuxa: 'Escreve com coragem e honestidade'

Leia também: Vida e obra de Gilberto Freyre continuam repercutindo 120 anos após o nascimento do sociólogo e escritor

Leia também: Publicado em 1933, 'Casa Grande & Senzala', principal livro de Gilberto Freyre, continua sendo alvo de debates

- Pesquisador da obra de Gilberto Freyre há mais de duas décadas, o jornalista e diretor da Dimeca, na Fundaj, Mário Hélio lança nova edição de O Brasil de Gilberto Freyre: Uma Introdução à Leitura de Sua Obra. O livro chega pela Cepe, dia 10, em homenagem aos 120 anos do sociólogo.

Comentários

Últimas notícias