TRIBUNAL

Youtuber Julio Cocielo vira réu em processo por racismo

Justiça de São Paulo aceita denúncia do Ministério Público contra o youtuber Julio Cocielo, que responderá por crime de racismo

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 16/09/2020 às 12:20 | Atualizado em 16/09/2020 às 12:33
Foto: Reprodução / YouTube / Canal Canalha
COCIELO TEM 10 DIAS PARA APRESENTAR DEFESA - FOTO: Foto: Reprodução / YouTube / Canal Canalha

Dono de um canal com mais de 6 milhões de inscritos, o youtuber Julio Cocielo virou réu em um processo por racismo, após pedido do Ministério Público de São Paulo. A denúncia contempla postagens de Cocielo feitas entre 2011 e 2018 em seu perfil no Twitter. A última delas foi durante a última Copa do Mundo, quando o youtuber afirmou que o jogador francês Kylian Mbappé seria capaz de "fazer arrastões top na praia", gerando uma série de críticas e um pedido de desculpas em vídeo.

A denúncia foi aceita pela juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal de São Paulo. Segundo o G1, a promotora Cristiana Steiner entendeu que o youtuber "praticou e incitou a discriminação e o preconceito de cor por meio de comentários publicados em seu perfil no Twitter". A pena para o crime de racismo, que é imprescritível, é de 2 a 5 anos de prisão.

O Youtuber terá dez dias para apresentar sua defesa e arrolar testemunhas. Entre suas ditas piadas, Cocielo falou em "exterminar os negros" para acabar com a "frescura" em relação à piadas racistas. Já no caso em que falou do jogador Mbappé, ele falou em ter espalhado o ódio sem querer.

"Acabei sendo uma pessoa que não sou", afirmou na época, em seu vídeo de desculpas, relatando ainda que é muito diferente da pessoa responsável pelo tweets antigos. Ele perdeu campanhas publicitárias após a onda de críticas e apagou cerca de 50 mil tuítes. O MP entendeu que o grande alcance de suas redes contribuí de modo eficaz para a incitação e proliferação do racismo e todas suas consequências negativas.

Comentários

Últimas notícias