Artes visuais

Fundaj lança 6ª edição do Concurso Residências Artísticas

Iniciativa incentiva produções de exposições, performances e projetos relacionados à área de artes visuais

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 23/09/2020 às 10:23
Helia Scheppa/JC Imagem
Cinema ganhará nova estrutura e serviços de formação e pesquisa serão ampliados - FOTO: Helia Scheppa/JC Imagem

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou o 6º Concurso Residências Artísticas 2020. A iniciativa, criada em 2012, tem objetivo de estimular a produção de exposições, performances e projetos relacionados às artes visuais, com foco no processo criativo. Artistas e coletivos poderão concorrer ao prêmio que contemplará até três propostas artísticas, com o valor de R$ 15 mil cada, para a realização das residências de pesquisa, formação e criação.

As inscrições são gratuitas e devem ser submetidas entre os dias 21 de setembro e 04 de dezembro, no site fundaj.gov.br. Além do fomento, os projetos contemplados contarão com o suporte de especialista da Fundaj na pesquisa. Os trabalhos também serão apresentados em galerias da Instituição pernambucana.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, brasileiro ou estrangeiro residente, com visto de permanência conforme a Lei Federal 13.445/2017. A escolha dos projetos será feita por uma comissão julgadora, composta por três pessoas, dentre críticos e curadores de arte de projeção nacional.

Como critérios considerados pela banca estão ineditismo, qualidade, compromisso com processos educativos e formadores, viabilidade de execução em relação ao tempo disponível e ao valor estabelecido. Os vencedores serão anunciados até o dia 30 de dezembro, no Diário Oficial da União, no site e redes sociais da Instituição.

Por conta da pandemia, pela primeira vez, o projeto permitirá que o candidato encaminhe virtualmente (antes presencial ou via Sedex) toda a documentação discriminada na publicação. O edital do concurso está disponível no site da Fundaj.

Comentários

Últimas notícias