LITERATURA

Coluna Escrita: Black Bazar, de Alain Mabanckou, é um relato franco e bem-humorado sobre a vida de imigrante congolês em Paris

Livro é o terceiro traduzido no Brasil pela editora Malê. Confira essa e outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (29):

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 29/09/2020 às 9:00 | Atualizado em 29/09/2020 às 13:28
DIVULGAÇÃO/ MALÊ
Nascido na República do Congo, Alain Mabanckou passou sua infância na cidade costeira de Pointe-Noire, onde se formou em Letras e Filosofia. Obteve uma bolsa de estudos e foi para a França aos 22 anos, já com alguns manuscritos, que começou a publicar três anos depois - FOTO: DIVULGAÇÃO/ MALÊ

Radicado em Paris há 15 anos, o protagonista de Black Bazar (220 pgs., R$ 48 divide seus dias entre o trabalho  em uma gráfica, o Jip's - bar que reúne imigrantes de países africanos francófonos -, flertes, bons ternos e idas ao mercado Dejean, no icônico bairro de Château Rouge.

Incentivado pelo amigo escritor haitiano Louis-Philippe, ele decide escrever sobre seu cotidiano de maneira franca e bem-humorada ao procurar entender o que aconteceu para que sua companheira voltasse à República Democrática de Congo com a filha bebê do casal, sem aviso prévio, fugindo com um tocador de tam-tam. O livro é lançamento da editora Malê, que já havia publicado outros dois romances do premiado Alain Mabanckou. Uma leitura leve e sagaz sobre as relações sociais resultantes da colonização.

DIVULGAÇÃO/ MALÊ
Lançamento da editora Malê, o livro Black Bazar é do congolês Alain Mabanckou - DIVULGAÇÃO/ MALÊ

E mais, na coluna Escrita desta terça-feira (29):

- Já estão abertas as inscrições do curso O Corpo Como Campo de Batalha, ministrado pela pernambucana Clarissa Galvão. Doutora em Sociologia e pesquisadora nas áreas de gastronomia e gênero, ela é autora do livro Dize-me o que Comes e Te Direi Quem És (Appris, 2015) e também idealizadora do Clube Traça de leitura.

O foco do curso é debater a centralidade do corpo para o feminismo, a partir de livros de Virginie Despentes, Silvia Federici, Veronica Gago e outras autoras. Cinco encontros virtuais e semanais a partir de 22 de outubro. Mais informações no Sympla ou através do perfil @clarissag.

- Em meio às incertezas do setor literário nacional, um alento: pesquisa da Nielsen e do Snel revelou um aumento considerável nas vendas de livros. Entre 10 de de agosto e 10 de setembro, o crescimento foi de 25,6% em volume em comparação com o ano passado.

- Um dos lançamentos mais esperados do próximo mês é, sem dúvidas, o novo livro da escritora polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. A alma perdida é uma obra de literatura infantil para todas as idades e chega ao Brasil pela editora Todavia.

DIVULGAÇÃO/ TODAVIA
Ilustrada por Joanna Concejo, A alma perdida, selecionada no White Ravens 2019, é a nova obra-prima da escritora polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura - DIVULGAÇÃO/ TODAVIA

Comentários

Últimas notícias