LITERATURA

Julián Fuks e Thalita Rebouças participam da segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco

Evento que reúne uma vasta programação de lançamentos, contações de histórias, oficinas e debates acontece de forma virtual e gratuita entre os dias 7 e 11 de outubro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/10/2020 às 16:43 | Atualizado em 02/10/2020 às 17:13
DIVULGAÇÃO
Mariane Bigio, Julian Fuks e Thalita Rebouças participam da programação da segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) anunciou nesta sexta-feira (2) a programação da segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco, evento criado em 2019 em parceria com a Fundação Gilberto Freyre. Devido à impossibilidade de realizá-lo presencialmente devido à pandemia do Coronavírus, a edição deste ano vem sendo transmitida totalmente de maneira virtual e gratuita, no canal do YouTube da Cepe.

A primeira fase aconteceu no começo de setembro e já na próxima quarta-feira (7) tem início a segunda, com uma extensa programação de lançamentos, contações de histórias, oficinas e debates até o domingo seguinte (11).

Serão cerca de 40 atrações na programação, entre lançamentos, lives, bate-papos, oficinas, shows musicais, teatro e exibição de filmes. A programação, totalmente gratuita, está ancorada no portal do evento (www.circuitoculturalpernambuco.com.br).

Entre os destaques da programação é possível ressaltar a presença do premiado escritor Julián Fuks (detentor de três prêmios Jabutis, Prêmio Saramago, Prêmio Oceanos),  as escritoras Nádia Battella Gotlib, uma das maiores especialistas em Clarice Lispector, e Thalita Rebouças, além dos conteúdos infantis.

Duas outras etapas estão previstas para os meses de novembro (10 a 13) e dezembro (08 a 11). O evento conta com o apoio e participação de mais de 20 instituições, entre editoras, livrarias, Câmara Brasileira do Livro, União Brasileira dos Escritores, Sesc, todas com ações paralelas à programação principal.

Confira a programação completa:

Dia 07, quarta-feira
16h30 – Abertura Oficial do Circuito.
17h – Live: Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa. Participação da escritora Nádia Battella Gotlib e mediação da jornalista Gianni Paula de Melo.

Dia 08, quinta-feira
8h30 – Ler, muito prazer! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro A menina que engoliu um céu estrelado (Cepe), de Gael Rodrigues, com o Tapete Voador.
9h40 – Dinâmica das letras - Recriação de histórias infantis com o Tapete Voador.
10h – Oficina - Os Bichos, à Moda de Clarice. Oficina de estampa com Emerson Pontes.
11h – Bate-papo Aspectos positivos de uma educação bilíngue. Participação das pesquisadoras Selma Moura e Rita Ladeia e mediação da pedagoga Roseanne Rego Barros.
12h - Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.
13h – Videocast - Memória em cena: Balé Popular do Recife (Direção de Christianne Galdino, 2017)
14h – Oficina Teatro para Crianças - Produção de Teatro de bonecos com Dani Travassos.
15h – Bate-papo Em torno das releituras da obra O Pequeno Príncipe. Participação de Josué Limeira, autor do livro O pequeno príncipe em cordel, e de Rodrigo França, autor do livro O pequeno príncipe preto.
16h – Por dentro do livro - À francesa: a belle époque do comer e do beber no Recife, com o autor Frederico de Oliveira Toscano e medicação do jornalista Edi Souza.
17h – Live: Percursos e percalços de uma trajetória literária. Participação de Julián Fuks e mediação do jornalista Fellipe Torres.
18h – Contação de história - Contação da história do livro A menina que engoliu um céu estrelado (Cepe), de Gael Rodrigues, com o Tapete Voador.
18h45 – Dinâmica das letras - Recriação de histórias com o Tapete Voador.
19h – Lançamento Cruz de carne (Cepe), autoria de Valença Leal. Participação da filha do autor, Gerusa Leal, do organizador na nova edição, Homero Fonseca, com mediação do editor Diogo Guedes.
20h – Sarau Musical Sobrado 47 com Juliano Holanda e Lucas Torres.

Dia 09, sexta-feira
8h30 – Ler, muito prazer! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro A coisa brutamontes (Cepe), de Renata Penzani, com Érica Montenegro.
9h45 – Dinâmica das letras - Uma conversa sobre poesia com Érica Montenegro.
10h – Oficina - Oficina de Literatura de Cordel para Crianças com Mari Bigio.
11h – Bate-papo - Panorama do mercado livreiro no Brasil. Participação de Vitor Tavares (presidente da Câmara Brasileira do Livro) e de Ednilson Xavier (consultor literário e ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias).
12h – Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.
13h – Videocast Cultural - D-20 Vermelha (Direção de Djaelton Quirino, 2019).
14h – Oficina Teatro para Crianças - Produção de Teatro de sombras com Dani Travassos.
15h – Bate-papo - Livro testemunho: história de refugiados no Brasil. Participação das jornalistas e escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza (autoras do livro Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil) com mediação da jornalista Valentine Herold.
16h – Por dentro do livro - Osman e Hermilo: correspondências, com Anco Márcio Tenório Vieira e Wellington de Melo.
17h – Palestra Jovens e a Leitura: crush ou relacionamento sério? Participação de Thalita Rebouças e apresentação de Luiza Maia.
18h – Contação de história do livro A coisa brutamontes (Cepe), de Renata Penzani, com Érica Montenegro.
18h45 – Dinâmica das letras - Criação de poesias com Érica Montenegro.
19h – Lançamento Um espião silenciado (Cepe), de Raphael Alberti. Conversa entre o autor e o jornalista Vandeck Santiago.
20h – Sarau Musical Vozes da Mata Sul, com Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson.


Dia 10, sábado
8h – Oficina Os Bichos, à Moda de Clarice. Oficina de estampa com Emerson Pontes.
9h – Senta, que lá vem história! - Leitura da história do livro Curupira (Além da Lenda) com Joanah Flor.
10h – Apresentação cultural - GranD Circo das Maravilhas com a Cia Maravilhas.
11h – Bate-papo Por um Brasil de leitores. Participação de Ana Albuquerque (Empreender Ler) e mediação de Hélio Monteiro.
12h – Lançamento Cruz de carne (Cepe), de Valença Leal. Conversa com a filha do autor, Gerusa Leal, o organizador na nova edição, Homero Fonseca, e mediação do editor Diogo Guedes.
14h - Por dentro do livro - À francesa: a belle époque do comer e do beber no Recife, com o autor Frederico de Oliveira Toscano e o jornalista Edi Souza.
15h – Bate-papo Jogos como veículos narrativos: do role-playing de mesa aos games. Participação de Jacques Barcia e mediação de Renato Mota.
16h – Show Tio Bruninho
17h – Contação de história - Leitura da história do livro Curupira (Além da Lenda) com Joanah Flor.
18h – Cineminha Pedrinho e a chuteira da sorte (Alisson Ricardo e Marcos França, 2018).
19h – Sarau Mmusical Sobrado 47 com Juliano Holanda e Lucas Torres.

Dia 11, domingo
8h – Oficina de literatura de cordel com Mariane Bigio.
9h – Senta, que lá vem história! - Leitura da história do livro Mula-sem-cabeça (Além da Lenda) com Joanah Flor.
10h – Apresentação cultural - O Matuto, com Rapha Santacruz
11h – Bate-papo A representatividade da mulher na literatura de cordel. Participação de Jarid Arraes e Paola Tôrres e mediação de Érica Montenegro.
12h – Lançamento Um espião silenciado (Cepe), de Raphael Alberti. Conversa entre o autor e o jornalista Vandeck Santiago
14h - Por dentro do livro - Osman e Hermilo: correspondências, com Anco Márcio Tenório de Oliveira e Wellington de Melo.
15h – Bate-papo O crescimento do podcast enquanto plataforma e possibilidades de negócios. Com a participação de Cecília Almeida e Guilherme Gatis e mediação de Renato Mota.
16h – Show Infantil - De conto a canto com Luciano Pontes e Samuel Lira, da Cia Meias Palavras.
17h – Contação de história - Leitura da história do livro Mula-sem-cabeça (Além da Lenda) com Joanah Flor.
18h – Cineminha Vivi Lobo e o quarto mágico (Isabelle Santos e Edu MZ Camargo/2019)
19h – Sarau Musical Vozes da Mata Sul, com Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson.

Comentários

Últimas notícias