TRAJETÓRIA

Sem o tradicional show do Dia das Crianças, Palhaço Chocolate completa 45 anos de carreira

Personagem criado por Ulisses Dornelas atravessou gerações e continua na luta pela formação de novas plateias de teatro

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 09/10/2020 às 15:00
DIVULGAÇÃO
RETRATOS Mulheres de 50 países ao redor do mundo contam as sua vivências, da adolescência à vida profissional - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O dia 12 de outubro é especial para Ulisses Dornelas. Como o Palhaço Chocolate, ele está acostumado a reunir anualmente uma multidão no Parque Treze de Maio, em Santo Amaro, para celebrar o Dia das Crianças em um grande show com atrações de música, dança, teatro e circo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento não acontecerá em 2020, quando ele completa 45 anos de carreira, mas o artista mantém-se positivo, aproveitando para refletir sobre sua celebrada trajetória.

Ulisses começou a dar vida ao Palhaço Chocolate ainda na adolescência, quando se apresentava com a Família dos Bombons, um grupo de recreadores de festa infantil. Seu personagem começou a fazer tanto sucesso que virou uma atração solo que conquistou um espaço singular no imaginário coletivo dos pernambucanos. 

"Sou um artista que ama o que faz e tem como objetivo levar alegria e conscientização e as pessoas respondem a isso. Meu público me acompanha há 45 anos, cresce comigo, e sempre se renova, com as novas gerações incentivadas pelas anteriores. Para mim, isso é motivo de muito orgulho porque não há nada melhor do que fazer uma criança feliz, ressaltando a importância da arte na construção de uma sociedade melhor", conta.

DIVULGAÇÃO
Shows do Palhaço Chocolate no Parque Treze de Maio costumam reunir anualmente milhares de pessoas - DIVULGAÇÃO

Apesar de lamentar estar longe do seu público nesses últimos meses, o Palhaço Chocolate reafirma a importância das medidas de prevenção contra o novo coronavírus e incentiva seu público a se cuidar, usando máscara, álcool em gel e respeitando o distanciamento social. 

Durante a pandemia, Ulisses chegou a promover lives para arrecadar fundos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Á frente do Teatro Boa Vista, ele afirma que o espaço já está passando pelas adequações em suas instalações para, no futuro, receber o público, mas que, a princípio, isso só deve acontecer no final de novembro, tanto por conta das eleições quanto das restrições de público do momento (a plateia máxima permitida, até agora, é de 100 pessoas).

"Este é um momento de tristeza, mas também de reflexão. Temos que entender quais são nossas prioridades, mostrar para as nossas crianças a importância de cuidar de si e do outro, com respeito às diferenças. Esse é um princípio do meu trabalho: não só entreter, mas também conscientizar", afirma. "Quando se trabalha com teatro para a infância, é necessário compreender que se está formando um público e também cidadãos que podem transformar para melhor nossa sociedade."

Para amenizar a saudade e se conectar com sua plateia, o Palhaço Chocolate transmite o espetáculo Planeta Feliz, neste sábado (10), às 10h, na TV Globo. O trabalho acompanha duas crianças que viajam pelo espaço para recolher as peças da máquina da paz, que é capaz de dar a paz à terra e fazer com que ela se torne um local livre da tristeza. A obra conta com músicas originais, dança e elementos circenses característicos dos trabalhos de Ulisses.

"Espero que em breve possamos estar todos juntos novamente, no teatro e no Parque Treze de Maio, que não é apenas um show, mas uma grande confraternização das famílias. Estou com muita saudade do meu público e do palco, mas vamos nos cuidar e sair desse momento difícil juntos", reforça.

IVALDO BEZERRA/DIVULGAÇÃO
ESPERANÇA Ulisses Dornelas torce para que a pandemia termine em breve e que as famílias possam voltar a se reunir nos espaços públicos e teatros - FOTO:IVALDO BEZERRA/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
TRADIÇÃO Shows do Palhaço Chocolate no Parque Treze de Maio, no Recife, costumam reunir anualmente milhares de pessoas - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
FOLIÃO Mundo Bita vai lançar um clipe com o tema Carnaval, com direito a bloco - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias