CINEMA

Como Sean Connery moldou um dos personagens mais emblemáticos do cinema, James Bond

O legado do ator escocês, que faleceu neste sábado (31) aos 90 anos, continuará reverberando para gerações de atores. Artistas se manifestaram prestando homenagens

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 01/11/2020 às 10:00 | Atualizado em 01/11/2020 às 10:06
AFP
APOSENTADORIA O astro dividiu nos últimos anos sua vida entre Bahamas, Espanha e Estados Unidos - FOTO: AFP

Há atores que quando morrem, parecem levar consigo uma espécie de personagem-mito os quais foram responsáveis por trazer à vida, sendo continuados por outras faces depois. O crítico e teórico francês André Bazin via isso em figuras como Humphrey Bogart, Jean Gabin e James Dean. E certamente há alguma medida disso no escocês Sean Connery, que faleceu neste sábado (31), aos 90 anos. Falar dessa ideia de um personagem-mito e Sean Connery é falar de James Bond, que de tão bem estabelecido pelo ator ainda nos 1960, já se encontra em quarto rosto quase 60 anos depois.

O agente secreto que preferia seu martini mexido, não batido, foi responsável pelo impulsionamento de um imaginário que abrigaria um personagem-tipo visitado e revisitado ao longo dos anos, moldando um gênero e até uma certa percepção sobre o que era um homem britânico. Aquela personalidade que mistura canastrice com um senso de lealdade e elegância com vigor físico, a partir do trabalho de Connery, se tornou seminal para a persona do espião e para o gênero em si, incluindo aqui suas atualizações e paródias.

E Connery, com a versatilidade de um homem que já passou pela marinha, pelos campos de futebol e pelo fisiculturismo, não ficou preso à essa figura. Ainda nos anos 1960, poucos anos depois da estreia como 007 em O Satânico Dr. No, foi escalado por Hitchcock para viver Mark Rutland em Marnie, Confissões de uma Ladra, ali ganhando traços mais ambíguos, com uma certa vilanidade e agressividade. Na mesma década, seria ainda requisitado por nomes como Sidney Lumet, com quem trabalharia recorrentemente em títulos como A Colina dos Homens Perdidos, Assassinato no Expresso do Oriente e Até os Deuses Erram.

Com a idade, chegou também um outro personagem-mito para Connery, o do sábio mentor, que aumentaria ainda mais a dimensão de sua pessoa na cultura pop. Nesse momento, orientou e iluminou personagens como Highlander e Indiana Jones. Também o fez na luta contra Al Capone no clássico Os Intocáveis, de Brian de Palma, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel do policial veterano Jimmy Malone.

Já um lado mais ambíguo dessa figura veterana é apresentada em Caçada ao Outubro Vermelho, adaptação do best-seller de Tom Clancy, em que Connery vive um militar soviético sobre o qual ronda dúvidas se ele é um desertor ou um maníaco que pretende realizar um ataque nuclear. Sob a direção de Jean Jacques-Annaud, pôde viver uma de suas mais marcantes versões dessa figura, interpretando o padre William Baskerville em O Nome da Rosa, adaptação do clássico de Umberto Eco, misturando seu lado agente secreto e sábio mentor para investigar uma misteriosa onda de mortes em um monastério medieval. Sua despedida das telas foi no pouco cativante A Liga Extraordinária, mas à essa altura, Connery não devia mais nada ao cinema.

Repercussão no meio artístico

A morte de Sean Connery reverberou pelo mundo, diante do impacto de seu trabalho. Daniel Craig, atual 007, lamentou o falecimento em sua conta no Instagram. “Sean Connery morreu aos 90 anos. Ele foi o primeiro ator a interpretar James Bond nas telonas em O Satânico Dr. No e pronunciou essas palavras inesquecíveis: ‘O nome é Bond, James Bond’. Ele foi e sempre será lembrado como o primeiro 007”, declarou.

Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, atuais produtores da franquia, também prestaram sua homenagem. Michael é enteado e Barbara é filha de Albert R. Broccoli, produtor original dos filmes 007. “Estamos devastados com a notícia do falecimento do sr. Sean Connery (...) Ele revolucionou o mundo com seu retrato corajoso e espirituoso do agente secreto sexy e carismático. Ele é, sem dúvida, o grande responsável pelo sucesso da série de filmes e seremos eternamente gratos a ele”, afirmaram. Nomes como Viola Davis, Arnold Schwarzenegger, George Lucas, Robert De Niro e Stephen King também lamentaram publicamente.

No Brasil, o dublador Marcio Seixas, que deu voz à Connery nas versões brasileiras dos 007, publicou um vídeo em homenagem ao ator. “Adeus, meu escocês adorável. Não sei quantas vezes na minha vida de dublador eu disse ‘meu nome é Bond, James Bond. Onde quer que você esteja, saiba do meu orgulho de ter minha voz aliada a tua imagem. Siga o teu caminho em paz”, declarou.

Já o time do Flamengo colocará o jogador Everton Ribeiro com a camisa 007 na partida contra o São Paulo, realizada neste domingo. O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho também se despediu do ator, publicando uma imagem de Connery no Festival de Cannes, em 1965. “Revi 9 Bonds durante essa pandemia. E todos com ele. Obrigado”, escreveu Kleber.

Comentários

Últimas notícias