Classificado como literatura infantil, este lançamento da editora Todavia é na verdade um lindo livro para todas as idades. A Alma Perdida (48 pgs., R$ 48 o livro físico e R$ 32 o e-book), da vencedora do Nobel de Literatura de 2018, a polonesa Olga Tokarczuk, é um conto sobre a pressa dos tempos atuais.
Lindamente ilustrado pela sua conterrânea Joanna Concejo, a obra conta a história de um homem chamado João que, de tanto correr na vida, pelo trabalho e pela rotina já nem mais prazerosa, se vê perdido de sua alma. A recomendação médica é de que ele pare tudo e fique só a esperar sua essência voltar de uma longa viagem. Uma obra curta, sensível e cujas ilustrações são parte integrante da narrativa.
E mais, na coluna Escrita desta terça-feira (3):
- A poeta e pesquisadora pernambucana Priscilla Campos volta na próxima semana a ministrar o curso Literatura e Cidade: Espaço e Memória. Ao longo de três encontros (9,11 e 13), ela irá abordar como essas questões são pensadas nas obras de Carolina Maria de Jesus, Patrícia Galvão, Maria de Lourdes Teixeira, João Antônio e Roberto Piva.
Gênero, urbanismo e modernismo serão temas também contemplados. O curso é online, gratuito e conta com o apoio do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Para mais informações, o contato deve ser feito através do email priscillacampos@gmail.com.
- Neste Mês da Consciência Negra, a Ubu chega com um grande lançamento: uma nova edição de Pele Negra, Máscaras Brancas. O clássico de Frantz Fanon, francês da Martinica, ganha textos de apoio de Grada Kilomba, Deivison Faustino e outros pensadores contemporâneos.
- Célia Labanca - escritora e diretora do MAC de Pernambuco - lança nesta sexta (6) o livro De Frente Para o Sol - 110 Obras Jornalísticas, Um Passeio Pelo Pensamento da Autora, pela Edições Novo Horizonte. Trechos estar]ao disponíveis no site da editora.
Comentários