GASTRONOMIA

Baca Belha em voo solo se muda para Zona Norte

Bar de drinks e coquetéis renova 100% do menu em seu novo endereço, no Espinheiro

Marcelo Pereira Marcelo Pereira
Cadastrado por
Marcelo Pereira
Marcelo Pereira
Publicado em 05/11/2020 às 2:00
DIVULGAÇÃO
DUPLA Old Fashioned com sopa de tomate, tomilho e torrada - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Baca Belha está de casa nova. Após um ano e meio vivendo em simbiose com o Fervo Coffee Shop em Setúbal, na Zona Sul, o bar de coquetéis e drinks comandado por Júlio Rizuto se mudou para uma pequena galeria no número 417 da Avenida Conselheiro Portela, no Espinheiro, na Zona Norte. E chega com novidades. Além de alçar voo solo, renovou em 100% o cardápio de drinks autorais e passa a servir destilados em dose.

A mudança para a Zona Norte foi decorrente do comportamento dos clientes durante a fase mais dura da pandemia do novo coronavírus, quando Rizuto lançou o #BacaemCasa, serviço de delivery de drinks. A princípio, a cada semana ele elaborava novas receitas mantendo os destilados-base - vodka, gin, bourbon e gin. Ao longo das semanas, ele constatou que cerca de 70% dos pedidos vinham do outro lado da cidade.

Assim que as autoridades iniciaram o processo de liberação dos bares e restaurantes, Rizuto começou o processo de reforma do novo endereço. Literalmente, ele e Renan Nascimento, head bartender e seu braço direito nas alquimias, botaram muita coisa abaixo e passaram a cuidar de detalhes como as luminárias que eles fizeram a mão e outros aspectos da decoração, que por enquanto é clean, quase minimalista. O serviço delivery ficou paralisado por duas semanas, mas, com a inauguração do novo endereço, já foi retomado. E se o cliente desejar, pode ainda levar a alquimia para beber em casa, com a opção take away.

Funcionando em soft open, de quarta a sábado, a parir das 19h, o Baca Belha ampliou sua carta de destilados, incorporando marcas nacionais de gin, ampliando o leque de vodcas, rum e uísque. Mas o principal motivo para ir ao bar são mesmo as alquimias - com ou sem álcool. "O Baca Belha é um bar que trabalha muito criatividade, sem deixar de prezar pelo que é clássico, pela hospitalidade, pelo cuidado com os detalhes. Nós somos obcecados pelo serviço e pela entrega do drink com consistência para produzir uma experiência massa. A gente acredita que a experiência que você cria é o elemento principal do Baca Belha", afirma Rizuto.

Dos novos coquetéis, destaques para o Misfit Love (gin, infusão de frutas, siciliano e xarope de flor de sabugueiro), o Sabotage (vodka, xarope de morango assado, hidromel e siciliano) e o Havana Affair (rum, lillet blanc, xarope de maracujá com cardamomo e limão). "São drinks artesanais, produzidos com xaropes e chás desenvolvidos por nós. Fora os destilados, nada mais é industrializado. Tudo é feito pela gente", diz Rizuto, que foi bartender do Woodland, no Brooklin, em Nova York.

Entre os clássicos, Rizuto e Renan apostam no Negroni, um drink queridinho do momento, no Manhattan e em novas elaborações com gin, a partir do Gin Fizz. "Vamos preparar um menu degustação de Negroni, com short drinks mais elaborados, e também mostrar outras possibilidades do gin além da tônica, entregando uma experiência melhor com pouco mais de cuidado, elaboração e gaseificados.

Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e enólogo, pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Portugal, Julio Rizuto possui experiência em produção de vinhos no Douro (Portugal), Petrolina (Brasil), e Califórnia (Estados Unidos). Mas não é intenção sua, no momento, investir numa elaborada carta de vinhos - terá apenas alguns rótulos. Consultor do Senac e professor em cursos de gastronomia, seu foco no momento são mesmo os drinks e coquetéis.

Para petiscar, o Baca Belha lançou três opções no menu: uma sopa de tomate assado com alho, temperada com tomilho, servida com torradas; um sanduíche de linguiça de pernil com vinagrete, uma variação do choripan; e um sanduíche de queijo.

Na segunda quinzena do mês, o Baca Belha implementa seu serviço de cafeteria, com cafés especiais, expressos e cold brew, além de salgados e bolos, devendo ampliar seu horário de funcionamento. "Estamos começando devagarinho, com poucos lugares para manter todo mundo seguro e para arrumar a casa com carinho para oferecer o melhor drink e serviço", finaliza Rizuto.

Baca Belha - Avenida Conselheiro Portela 417, Espinheiro. Delivery: 99648-3492

 

DIVULGAÇÃO
ALQUIMIA Renan Mascimento e Julio Rizuto criam os drinks - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias