EXPECTATIVA

Fundação Joaquim Nabuco propõe assumir Cine Olinda à Prefeitura de Olinda

Fechado há mais de 50 anos, o Cine Olinda tem histórico de reinvindicações e projetos para ser reativado, até então sem resultados

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 05/11/2020 às 13:42 | Atualizado em 07/02/2022 às 17:52
Prefeitura de Olinda / Divulgação
PROPOSTA DEVE SER ANALISADA PELA PREFEITURA - FOTO: Prefeitura de Olinda / Divulgação

O Cine Olinda, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves e sem funcionar há mais de cinco décadas, pode ganhar uma nova vida. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) oficializou ao prefeito Lupércio e ao secretário municipal de patrimônio e cultura, João Luis da Silva Júnior, a disposição de assumir o espaço. Um ofício foi enviado nesta quinta-feira, assinado por Antônio Campos, presidente da Fundaj, em que a instituição se dispõe a gerir o equipamento cultural. Segundo o comunicado, caso a Prefeitura se interesse pela proposta, a Fundação começará de imediato os estudos técnicos e financeiros para retomar as atividades.

Fechado desde 1965, o centenário cinema de rua da Marim dos Cáetes chegou a ter sessões em 2016 promovidas pelo movimento Ocupe Cine Olinda, que promoveu exibição de filmes tanto nos tapumes que fechavam o local, como dentro da própria sala, enquanto reinvidicava ações para reativação do espaço. No mesmo ano, a Defesa Civil chegou a interditar o prédio, por risco de desabamento.

Em 2018, um convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com a Prefeitura foi responsável por lançar um edital de revitalização do espaço, com uma estimativa de R$ 1,6 milhão em obras. Até o momento, ainda não foram realizadas obras no espaço. Atualmente, a Fundação Joaquim Nabuco gere dois cinemas, no seu prédio no Derby e no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. Recentemente, a instituição também anunciou que passará a comandar o Cinema do Porto, construído pelo Porto Digital no Bairro do Recife.

Comentários

Últimas notícias