O Circuito Cultural Digital de Pernambuco inicia na próxima semana sua terceira etapa e teve nesta quinta (5) a programação divulgada. Ignácio de Loyola Brandão, Martha Medeiros, Antonio Carlos Secchin, Inês Cabral, Sidney Rocha e Veronica Stigger são alguns dos nomes que, entre terça (10) e sexta (13) participam de debates, palestras e lançamentos.
Realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, o evento foi criado em 2019 e este ano, devido à pandemia, acontece de maneira integralmente virtual, através do site e do canal do YouTube oficial. A primeira e a segunda etapa aconteceram respectivamente em setemebro e outubro e, no próximo mês de dezembro, haverá o encerramento da edição 2020.
Assim como nas etapas anteriores, o circuito digital propõe o diálogo entre a literatura e as diversas linguagens culturais, como o teatro, o cinema e a música, garantindo espaços para criadores nacionais e locais. Com mais de 12 mil acessos em outubro, o evento vem sendo acompanhado por um público amplo, que vai além dos pernambucanos.
A programação segue plural e abrangendo diversos públicos, do infantil ao adulto.As atrações infantis garantem estímulo à leitura e diversão. A percussionista cearense Lulu Araújo leva para o circuito sua Fada Magrinha na oficina Caixinha de Ritmos. Da cidade de Arcoverde, o grupo Teatro de Retalhos resgata a tradição oral com espetáculo Malassombros: contos do além Sertão, apresentando de forma lúdica histórias do rico imaginário sertanejo.
Abertura com Ignácio de Loyola Brandão
Aos 84 anos e com 46 livros publicados, Ignácio de Loyola Brandão é autor de títulos referenciais da literatura brasileira. Sua trilogia de romances distópicos Zero (1974, que espelha os horrores da ditadura militar); Não Verás País Nenhum (1981, que revela a Amazônia virando deserto, a ciência perseguida) e Desta Terra Nada Vai Sobrar, a Não Ser o Vento que Sopra Sobre Ela (2018, ambientado num Brasil comandado por um presidente sem cérebro e onde os ministérios da Educação, Cultura, Direitos Humanos e Meio Ambientes são extintos) espanta pelo espelhamento com a realidade. Ele participa da live O Professor Pode Criar um Escritor, às 17h, da terça-feira (10), abrindo o evento.
Confira a programação completa:
Terça-feira, 10/11
16h30 – Abertura Oficial do Circuito.
17h – Live “O professor pode criar um escritor”
Palestra com o escritor Ignácio de Loyola Brandão com apresentação do jornalista Fellipe Torres.
Quarta-feira, 11/11
8h30 – Ler, muito prazer!
Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro Uma festa na floresta (Cepe), de Lêda Sellaro com o Tapete Voador.
10h – Oficina Infantil Caixinha de Ritmo - Com a Fada Magrinha.
11h – Bate-papo: Por um Brasil de Leitores - Participação de Zoara Failla (Instituto Pró-Livro) e apresentação de Hélio Monteiro (diretor interino da Biblioteca Pública de Pernambuco).
12h - Prazer de Ler! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.
14h – Por dentro do livro - Processo de criação de O livro sem fim, de Iara Adeodato, lançamento da Cepe Editora.
15h – Bate-papo: Atuação das editoras independentes - Participação de Wellington de Melo (Mariposa Cartonera) e João Varela (Lote 42) com mediação de Roberto Beltrão.
16h – Apresentação infantil: Vento forte para água e sabão - Com a Companhia Fiandeiros de Teatro.
17h – Live ‘Quem diria que viver ia dar nisso?” - Palestra da escritora Martha Medeiros com apresentação de Luiza Maia.
18h – Cineminha - Acalanto, de Evandro Lunardo.
19h – Lançamento literário - Opulência (Cepe), de Luis Krausz. Conversa entre o autor e a jornalista Isabelle Barros.
20h – Sarau cultural: O pai, o filho e a música- - Com João Netto e Pabllo Moreno.
Quinta-feira, 12/11
8h30 – Ler, muito prazer! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro O pedido de Clarice (Cepe), de Tadeu Pereira, com Érica Montenegro.
10h – Oficina Infantil Teatro para crianças - Com Dani Travassos.
11h – Bate-papo: Produção literária e escrita criativa - Participação dos escritores Sidney Rocha e Veronica Stigger com mediação da professora Manuela Travasso.
12h - Prazer de Ler! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.
13h – Circuito em conexão com a União Brasileira de Escritores.
14h – Por dentro do livro - Processo de criação do livro Viver de ver o verde mar (Cepe), de Ana Farache e Paulo Cunha. Participação de Paulo Cunha e apresentação de Lula Portela.
15h – Bate-papo: Fotografia e cotidiano = Participação de Fred Jordão, autor do livro Recife – Fotografias:1986-2018 (Cepe). Conversa entre o autor e o professor João Guilherme Peixoto.
16h – Apresentação infantil: Malassombros, contos do além Sertão. Com o Coletivo Teatro de Retalhos.
17h – Live “João Cabral: as edições e o centenário”- -Participação dos escritores Antonio Carlos Secchin e Inês Cabral, filha de João Cabral de Melo Neto. Apresentação do crítico literário Peron Rios.
18h – Cineminha - Quando a chuva vem?, de Jefferson Batista
19h – Lançamento literário - Três homens chamados João (Cepe), de Anna Maria César. Conversa entre a autora e o jornalista Vandeck Santiago.
20h – Sarau Cultural: Calçada poesia - Com Gabi da Pele Preta e Alexandre Revoredo.
Sexta-feira, 13/11
8h30 – Ler, muito prazer! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.
9h – Senta, que lá vem história! - Contação de história do livro Além da Lenda, de Bruno Antônio, Erickson Marinho e Ulisses Brandão. Com Joanah Flor.
10h – Oficina infantil História de Pano - Com Samantha Pimentel.
11h – Bate-papo: Xilogravura e cordel, o encontro da rima com o entalhe - Participação de Nireuda Longobardi, Marcelo Soares e mediação de Érica Montenegro.
12h - Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.
13h – Circuito em conexão
14h – Por dentro do livro - Processo de criação do livro Tereza Costa Rêgo: uma mulher em três tempos (Cepe), de Bruno Albertim. Conversa entre o autor e Sofia Lucchesi.
15h – Bate-papo: A poesia das coisas - Participação de Mariana Félix e Akapoeta com mediação de Marília Mendes.
16h – Apresentação infantil com a Banda Mini Rock.
17h – Live “Fantasia e terror à brasileira”- -Participação de André Vianco com apresentação de Renato Mota.
18h – Cineminha- -Sebá – face das artes, de Robson Santos.
19h – Lançamento literário - Não me empurre para os perdidos (Cepe), de Maurício Melo Júnior. Conversa entre o autor e a jornalista Gianni Paula de Melo.
20h – Sarau Cultural Enraizado - Com Ciel Santos.
Comentários