FOTOGRAFIA

Dupla de artistas pernambucanos oferece oficina gratuita sobre a memória urbana do Recife

Resultante da pesquisa Recife, Memória Inventada, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen promovem atividades gratuitas com a participação da curadora Ana Lira

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/11/2020 às 17:13
LINS E BENZAQUEN/ DIVULGAÇÃO
PROJETO Marcela Lins e Guilherme Benzaquen discutem o Recife - FOTO: LINS E BENZAQUEN/ DIVULGAÇÃO

Questões relacionadas às paisagens urbanas do Recife, sua memória e patrimônio vinham instigando os artistas Marcela Lins e Guilherme Benzaquen, que também são, respectivamente, jornalista e sociólogo. Juntos eles montaram o projeto Recife, Memória Inventada, com o incentivo do Funcultura e sob a orientação da fotógrafa e curadora Ana Lira.

Para celebrar a culminância do projeto, o trio decidiu promover um debate e uma oficina, ambos online e gratuito. O bate-papo, intitulado A Imagem e as Políticas de Apagamento na Cidade, vai acontecer na próxima quarta-feira (25), às 19h, na página de YouTube da pesquisa.

Na conversa, os pesquisadores e a orientadora apresentarão as questões que conduziram o Recife, memória inventada, como as políticas de apagamento e as desigualdades constituintes da paisagem a partir da perspectiva da produção de imagem. Além disso, a equipe lançará uma publicação gratuita, derivada do processo.

Já a oficina, Cidade e Memória, ocorre entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro. Durante oito dias, os participantes serão incentivados à produção de narrativas fotográficas em um ambiente de trocas. A oficina será realizada na plataforma Google Classroom, para os momentos assíncronos, e no aplicativo Zoom, para momentos síncronos. As inscrições seguem até esta sexta-feira (20) e estão sendo realizadas neste formulário virtual. Ambas as ações contam com recursos de acessibilidade para a comunidade de surdos e ensurdecidos.

Comentários

Últimas notícias