Múltiplos de Tiago Amorim

EXPOSIÇÃO Um dos mestres de Olinda, o pintor, desenhista, gravador e ceramista expõe trabalhos que mostram a diversidade de sua criação

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 27/11/2020 às 2:00
Divulgação
CARNAVAL Troça O Homem da Meia-Noite é apresentada em serigrafia - FOTO: Divulgação
Leitura:

Desde o início da semana, quem pôde ir ao Barrio Café e Bar, localizado no Varadouro, teve a chance de conhecer o trabalho de um dos mais importantes artistas plásticos de Olinda. Mentor do Movimento da Ribeira, o mestre Tiago Amorim exibe uma espécie de coletânea das suas obras no espaço.

Intitulada A Multíplice Arte de Tiago Amorim, a exposição tem curadoria de Laurindo Pontes, e conta com pinturas, desenhos, cerâmicas e gravuras criadas pelo artista.

Em cartaz até o mês de dezembro, ela também ocupa espaço no Solar da Marquesa com peças maiores, que fica no andar acima do Barrio.

Conhecido por esculturas em cerâmica e seu domínio de técnicas manuais, Tiago Amorim é figura fundamental para entender (e ultrapassar) as fronteiras entre arte e artesanato. Suas criações contêm forte presença de vieses político, social, religioso, e, sobretudo, do que ele chama de "de alma".

"Ele vai muito além das fronteiras do universo. Multípilce, muitas vezes", exalta o curador Laurindo Pontes.

Na maioria das vezes, o universo artesanal e imagético do artista é composto por pássaros, mulheres e peixes. Todos eles moldados em cerâmica, sendo esmaltados, queimados ou crus.

Nascido no município de Limoeiro, em 1943, foi em Olinda que Tiago Amorim desenvolveu sua carreira no mundo da arte. Mas o barro de Tracunhaém nunca deixou de acompanhá-lo. Foi dele que Amorim partiu para criar suas concepções artísticas, em formas únicas com assinatura autoral.

Integrante da Alameda dos Mestres da Fenearte desde as primeiras edições do evento, ao longo da carreira, o artista conviveu com diversos ícones da arte, como Abelardo Rodrigues, Abelardo da Hora, Montez Magno e Maria Carmen.

No entanto, Amorim jamais se prendeu a nenhum estilo utilizado por grandes nomes da arte pernambucana, mas construiu o seu próprio mesclando estilos e influências.

Hoje, seu nome já é conhecido em todo Brasil, como também em no cenário internacional.

AFETOS

"Tiago é a expressão da arte e do afeto, mas sobretudo do amor à nossa Olinda", ressalta o proprietário do Barrio Café e Bar, Paulo Cavalcanti.

O local também carrega um significado especial para Amorim. "É um lugar de afetos, onde só tem gente interessante e com boas referências culturais", ele diz.

"Moro no Alto da Mina que é o coração de Olinda. Olinda que á a mãe que nos ensina. Aqui, a gente vive os séculos 15 e 16, mas também vive pra lá do século 22. Os planos materiais e espirituais vivem em sintonia - existe o dionisíaco Carnaval e a religiosidade latente", emenda.

Para a exposição no Barrio, Amorim destaca as serigrafias expostas. "Nesta modalidade existe um protótipo de carinho. Que é uma inter-relação entre obra, vida e alma. E é isso que eu quero levar", reforça.

Mas é a pluralidade que guia o trabalho do mestre Tiago Amorim, que respira e costura arte e cultura, ele também expõe suas pinhas em cerâmica.

"A pinha tem uma história que saiu do Oriente pra Ibéria e da Ibéria pra nós, com o poder, com a força e eu trabalho com ela, sempre diversificando, mas sempre em função da ascensão, do poder e da energia que veio do oriente de buscar no alto", comenta.

A Multíplice Arte de Tiago Amorim está em cartaz no Barrio Café e Bar até o final de dezembro. Visitações de segunda a domingo, das 12 às 21h. A entrada é gratuita.

 

Comentários

Últimas notícias