STAR WARS

Morre Dave Prowse, o intérprete de Darth Vader

AFP com a Redação
Cadastrado por
AFP com a Redação
Publicado em 30/11/2020 às 2:00
DIVULGAÇÃO
VILÃO Ator conseguiu o papel graças aos seus quase dois metros de altura - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader na trilogia original Star Wars, faleceu no último sábado (28) aos 85 anos, informou ontem seu agente, Thomas Bowington.

"Anunciamos, com enorme tristeza, que nosso cliente Dave Prowse faleceu ontem (sábado) aos 85 anos", escreveu o agente no Facebook.

"Que a força esteja com ele, sempre", declarou o representante à BBC, recordando a frase usada pelos protagonistas de saga.

"É uma perda realmente dolorosa para nós e para milhões de fãs no mundo", completou. Dave Prowse era casado desde 1963 com Norma Prowse e deixa três filhos.

EX-FISICULTURISTA

Dave Prowse, um ex-fisiculturista que virou ator, conseguiu o papel na célebre trilogia graças a sua aparência e altura de quase dois metros. Mas o forte sotaque de Bristol, oeste da Inglaterra, foi considerado pouco apropriado para o personagem e a produção escolheu o ator James Earl Jones para dar a voz ao grande vilão.

Prowse representou a Inglaterra no levantamento de peso dos Jogos da Commonwealth no início dos anos 1960, antes de iniciar a carreira como ator.

Com sua impressionante armadura negra, respiração metálica e poderes, Darth Vader é um dos "vilões" mais marcantes da história do cinema.

A frase "Eu sou seu pai", simulando a voz tenebrosa do personagem, é uma das mais repetidas pelos fãs da saga criada por George Lucas.

"Vader é o vilão mais importante da história", disse Dave Prowse à AFP em 2013.

Durante muitos anos, o ator viajou pelo mundo para convenções de fãs da trilogia original, que chegou aos cinemas entre o fim dos anos 1970 e o início da década de 1980.

Em 2015, Prowse participou do documentário I Am Your Father (Eu Sou o Seu Pai), dos espanhóis Toni Bestard e Marcos Cabotá, no qual comenta sua relação com o personagem. O filme venceu o Prêmio Goya de Melhor Documentário.

Han Solo: Uma História Star Wars, o mais recente episódio da saga, chegou às salas de cinema em maio de 2018. O longa com 2h15 de duração foi dirigido por Ron Howard.

OUTROS PAPEIS

Prowse também fez participações em obras como Casino Royale (dir. John Huston, 1967), Laranja Mecânica (dir. Stanley Kubrick, 1971), Circo dos Vampiros (dir. Robert Young, 1972) e Jabberwocky (dir. Terry Gilliam, 1977), além das séries Doctor Who, The Tomorrow People e Space: 1999.

Um de seus últimos trabalhos foi em The Kindness of Strangers, filme britânico independente produzido pela Queen Bee Films em 2010 e exibido no Festival de Cinema de Cannes daquele ano.

Comentários

Últimas notícias