LITERATURA

Coluna Escrita: O adeus precoce a Thiago Blumenthal, da editora Lote 42

Editor e professor, Thiago faleceu no último sábado (28), aos 39 anos. Confira essa e outras notícias da cena literária:

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 01/12/2020 às 14:25
REPRODUÇÃO/ FACEBOOK
Thiago Blumenthal - FOTO: REPRODUÇÃO/ FACEBOOK

O cenário literário foi surpreendido neste fim de semana com a triste e dura notícia da morte de Thiago Blumenthal, co-fundador da editora Lote 42 e professor universitário. Mestre em literatura judaica e doutor em literatura francesa, Thiago era um apaixonado pela leitura e pelos debates proporcionados a partir dela.
Ele faleceu precocemente, aos 39 anos, no último sábado, em sua casa, em São Paulo - acredita-se que por um infarto.

Deixa de legado, além da editora, escritos e atuação como docente, o podcast Afinidades Eletivas, projeto recente que tocava com Juliana de Albuquerque. Para quem não o conhecia, vale a pena escutar os episódios (que estão disponíveis nas plataformas de streaming).

E mais, na coluna Escrita desta terça-feira (1°):

- Debruçando-se sobre como a pandemia impactou, politicamente e afetivamente, as relações sociais, o filósofo e cientista político pernambucano Michel Zaidan escreveu o livro A Doença Como Metáfora Social. Ele lança a obra na próxima sexta-feira (4), às 17h, na livraria Jaqueira do Paço Alfândega. Editado pela Brazil Publishing, o livro foca no tipo de sociabilidade que se instaurou nas casas brasileiras marcadas pelo confinamento e como essa dinâmica impactará num momento pós-pandemia.

- Resultado de seu TCC em Publicidade, o livro Panther is The New Black - Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra, de Rodrigo Paiva, está sendo lançado agora em formato físico. Já disponível na Amazon.

- Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio Todavia de Não Ficção. Os interessados têm até o dia 23 de abril e deverão enviar uma sinopse e uma amostra do livro com, no mínimo, 160 mil caracteres. Edital no www.todavialivros.com.br/premio.

Comentários

Últimas notícias