ÁLBUM TRIPLO

Jam histórica de Dylan e George

José Teles
Cadastrado por
José Teles
Publicado em 06/12/2020 às 2:00
Leitura:

Sem prévio aviso, Bob Dylan lançou, na última terça-feira, um álbum triplo, com as gravações das sessões que realizou com George Harrison, em 1970, desde então nos arquivos da Columbia, em Nova York, em cujos estúdios aconteceram. Essas gravações, que foram engavetadas, chegaram às lojas oficialmente, na série Bob Dylan - 50th Anniversary Collection, com uma capinha de disco pirata, em edição limitada, e apenas na Inglaterra.

O lançamento tem menos a ver com Bob Dylan querendo que os fãs ouçam, em boa qualidade sonora, o que gravou com George Harrison há meio século, e mais com copyright. Desde 2012, quando foi modificada a lei que rege direitos autorais na Europa, gravações que não chegaram oficialmente ao disco, caem em domínio publico 50 anos depois. Dylan tem feito isso desde a modificação da lei. A cada ano ele lança um álbum, em pequenas tiragens, que se tornam peças valiosas para colecionadores.

O recém-lançado Bob Dylan - 50th Anniversary Collection 1970, álbum triplo, ao contrário dos 50th Anniversary anteriores, tem um atrativo especial. Não se tratam de gravações ao vivo, ou obscuras demos de estúdio. Reúne Dylan com todo gás, recolhido em sua casa em Woodstock, depois de um acidente de moto, e Harrison no auge da carreira solo. Os dois põem em prática a admiração mútua, em canções conhecidas, Gravaram entre março e agosto de 1970, quando os compromissos permitiam. A parceria conhecida dessas sessões é If Not For You, gravada por ambos.

Os dois "tiraram um som", com músicos que tocavam com Dylan na época, Charles Daniels, David Bromberg, Al Kooper e Bob Johnston, que toca e produz as sessões. Era apenas uma jam, mas não é todo dia que se podia ter num estúdio dois nomes desse calibre. A Columbia investiu. O álbum agora lançado raspou o fundo do tacho, oficializou tudo o que foi gravado pela dupla, a fim de evitar que seja liberado para a pirataria. Aliás, estas sessões vêm sendo pirateadas desde os anos 80, com dezenas de edições por vários selos, com as mais diversas capas. Se caíssem em domínio público, os piratas estariam fora do alcance da lei, que em alguns país europeus é bastante severa.

O repertório é vasto, vai de inéditas dos dois (das quais a mais conhecida é a já citada If Not For You), a canções de dominio público, composições de terceiros (inclusive Yesterday, dos Beatles), rock dos anos 50, e lembra as jams sessions das sessões dos Beatles em 1969. Tocam o que lhes vêm à cabeça.

Bob Dylan 50th Anniversary Collection, no entanto, é para poucos. O selo inglês pelo qual foi lançado, o Badlands Records, só permitiu a compra de um exemplar por pessoa. No seu site nesta quarta-feira. ao lado da capa do álbum, o aviso: "Sold Out", ou seja, está esgotado.

 

Comentários

Últimas notícias