Cinema

Longa da diretora pernambucana Natara Ney abre o Festival de Brasília

O documentário 'Espero Que Esta te Encontre e Que Estejas Bem' é o primeiro longa-metragem da artista

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 15/12/2020 às 17:44 | Atualizado em 15/12/2020 às 17:57
Divulgação
Filme de Natara Ney reconstrói história de amor registrada em cartas dos anos 1950 - FOTO: Divulgação

O longa-metragem Espero Que Esta Te Encontre e Que Estejas Bem, da pernambucana Natara Ney, abre a programação do 53º Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro, às 23h, nesta terça-feira (15). O evento, um dos principais da sétima arte no país, segue até domingo (20) e este ano acontece de forma híbrida, com exibições presenciais e transmissões online através do canal do festival no Youtube. 

O trabalho de Natara dá o pontapé inicial na Mostra Oficial de Longas e é construído a partir de 180 cartas de amor encontradas em janeiro 2011 em um feira de antiguidades. As palavras, escritas por
uma jovem de Campo Grande (MS), tinham como destino seu namorado no Rio de Janeiro (RJ), entre 1952 e 1953. Na última carta, ela esperava a chegada de Oswaldo para o casamento.

O filme, então, parte em busca desses personagens para mapear essa história de amor, ao mesmo tempo em que busca investigar as mudanças de comportamento ocorridas nas últimas décadas. 

Pernambuco em cena

Outros dois trabalhos produzidos com DNA pernambucano integram a programação do Festival de Brasília. Inabitável, premiado curta de Matheus Farias & Enock Carvalho, estará em exibição na Mostra Oficial de Curta-Metragem, na plataforma Canais Globo até o dia 20 de dezembro. O trabalho, recentemente, foi o único filme brasileiro selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Sundance, que acontece de 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021, em formato presencial e online.

Entre Nós Talvez Estejam Multidões (MG/PE), de Alano Bemfica e Pedro Maia de Brito, ganha exibição no sábado (19), às 23h. O documentário acompanha a rotina de 300 famílias da Ocupação Eliana Silva, que surgiu em abril de 2012, em Belo Horizonte, e relaciona as transformações sociais e o cenário político que culminaram na eleição de Jair Bolsonaro.

Comentários

Últimas notícias