Artes cênicas

Grupo Totem compartilha processos artísticos e promove bate-papo online

Coletivo pernambucano transmite ações no dia 18 de dezembro, a partir das 19h, no YouTube

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 16/12/2020 às 12:28
Zé Diniz/Divulgação
Grupo Totem apresenta o 2º movimento da pesquisa "Metamorfismo de (R)existência" - FOTO: Zé Diniz/Divulgação

Grupo Totem promove, no dia 18 de dezembro, a partir das 19h, atividades online, adaptando-se às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. O coletivo pernambucano segue o segundo Movimento da pesquisa Metamorfismo de (R)existência, que conta com incentivo do Funcultura Estadual, e compartilha a mesa de conversa “Teatro Ritual e Descolonização”, em seu canal no YouTube.

Para abrir a programação, será apresentado o trabalho em processo com uma curta mostra de videoperformances, protagonizada por integrantes do grupo. Com uma pesquisa robusta e diversa, o Totem trabalhou a maior parte de 2020 de forma remota. 

Por ser um coletivo que trabalha de forma intensa as questões do corpo, da relação com a terra e a ancestralidade, seus artistas precisaram exercitar outras formas de olhar questões como a tecnologia, que era um tema tratado no espetáculo Caosmopolita, que questionava a submissão às mídias e às telas.

Desde agosto, o grupo está investindo de forma mais sistemática no universo online, a exemplo do canal do YouTube, no qual lançou uma série de seis episódios de performances, que culminou com o lançamento da videoperformance Geopoesis.

Além das exibições, na sexta-feira (18), o grupo promove um bate-papo com os pesquisadores Bruno Siqueira e Renata Wilner, que irão relacionar suas experiências ao embasamento teórico da pesquisa do Totem, além da participação de Taína Veríssimo.

Bruno Siqueira é professor de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como crítico na plataforma Quarta Parede. Já Renata, que é doutora em Artes Visuais pela UFRJ e também leciona na UFPE.

 

Comentários

Últimas notícias