CICLO NATALINO

Prefeitura do Recife divulga programação do ciclo natalino 2020

Programação do ciclo só se encerra no próximo dia 6 de janeiro, com a Queima da Lapinha

Daniel Ferreira
Cadastrado por
Daniel Ferreira
Publicado em 18/12/2020 às 10:30
Andréa Rêgo Barros
Até domingo (20), a Prefeitura do Recife promove 23 apresentações virtuais e volantes de pastoris, boi bumbá e bandinhas natalinas. - FOTO: Andréa Rêgo Barros

O Ciclo Natalino preparado pela Prefeitura do Recife começa neste sábado (19). A programação, realizada pela Secretaria de Cultura, pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, e pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contará com 23 apresentações virtuais e volantes só neste fim de semana.

 

No sábado (19), seis pastoris apresentam-se no Teatro do Parque, de onde serão transmitidos dois dias de lives natalinas para um público exclusivamente virtual. Outros quatro pastoris ganharão as ruas nas Freviocas, que vão virar Nataliocas para distribuir a alegria natalina em todas as regiões da cidade. No aeroporto, mais dois pastoris receberão os visitantes que desembarcarem no Recife, confirmando a cidade como terceiro destino mais procurado do país para as festas de fim de ano, segundo levantamento da MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas.

 

No domingo (20), 11 pastoris ganharão a internet e as ruas da cidade, desfilando a alegria azul e encarnada da cultura popular nordestina.Também no domingo, a decoração natalina encherá a Avenida Rio Branco e o Cais da Alfândega. O Ciclo Natalino se estende até a Queima da Lapinha, no próximo dia 6 de janeiro.

 

NATAL NO PARQUE

 

Para celebrar o Natal com a força das tradições culturais populares do Nordeste, o Teatro do Parque recebe 11 pastoris nos próximos dias 19 e 20, com transmissão pela internet. Com início às 16h, a programação será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura do Recife (youtube.com/prefrecife). Os internautas também poderão acompanhar as apresentações pelo Facebook da Prefeitura ou pelo Portal do Turismo (visit.recife.br).

 

Lives Teatro do Parque

 

Dia 19

A partir das 17h

Bandinha Natalina Som Brasil

Guerreiros do Deveras

Pastoril Estrela Brilhante

Guerreiro do Balé Popular do Recife

Boi Bumbá - Matulão de Dança

Encontro dos Velhos

 

Dia 20

A partir das 17h

Banda 90 Graus

Pastoril Jardim da Alegria

Guerreiros do Sol Nascente

Pastoril Giselly Andrade

Bandinha Natalina Veneno

 

RECEPTIVO

 

Para receber os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife, a Seturel fará receptivo com pastoris, anunciando os festejos do Ciclo Natalino, entre os dias 19 e 23 de dezembro, das 14h às 18h.

 

Receptivo aeroporto

 

Dia 19

14h às 16h - Pastoril Luz do Amanhecer

16h às 18h - Pastoril Giselly Andrade

 

Dia 20

14h às 16h - Pastoril Guerreiros do Deveras

16h às 18h - Pastoril Guerreiro do Balé Popular do Recife

 

Dia 21

14h às 16h - Pastoril Lindas Ciganas

16h às 18h - Pastoril Boi Bumbá - Matulão de Dança

 

Dia 22

14h às 16h - Pastoril Estrela Guia do Cabo

16h às 18h - Pastoril Guerreiros do Sol Nascente

 

Dia 23

14h às 16h - Pastoril UR3 Ibura

16h às 18h - Pastoril Jardim da Alegria


NATALIOCAS

 

Também nos dias 19, 20 e no feriado natalino de 25 de dezembro, as tradicionais Freviocas ganham as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, para celebrar as tradições da cultura popular referentes ao período, com a apresentação de 12 pastoris.

 

Dia 19

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Tia Mariza

18h às 20h - Pastoril Estrela de Belém

 

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril UR3 Ibura

18h às 20h - Pastoril Estrela do Mar

 

Dia 20

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Tia Nininha

18h às 20h - Pastoril Viver a Vida - 3ª idade

 

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Angel de Brasília Teimosa

18h às 20h - Pastoril Estrela Guia do Cabo

 

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Achyles

18h às 20h - Pastoril Vovó Alzira

 

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h - Pastoril Campinas Alegres

 

DECORAÇÃO

 

Com o tema Natal da solidariedade, a decoração deste ano irá colorir e desenhar as árvores e postes da Avenida Rio Branco e do Cais da Alfândega.

 

Nas duas vias, projeções luminosas levarão os símbolos natalinos para fachadas e copas das árvores, imprimindo a magia do Natal sobre a malha urbana e a rotina da cidade.

 

Como nos anos anteriores, a árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, com quatro faces, unidas por esferas luminosas. Em cada face, a imagem de um Jesus Cristo ajoelhado, mãos em prece, se projetará para fora da estrutura.

 

Tubos de snow led vão adornar a árvore, criando a sensação de uma chuva de luzes caindo do céu. A árvore terá estrutura metálica. As figuras que ilustram a famosa cena do nascimento de Cristo serão feitas em policarbonato.

 

O projeto de decoração é assinado, pelo sexto ano consecutivo, pelas arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

NATAL PARA SEMPRE

 

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

 

BAILE DO MENINO DEUS

 

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de pessoas no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição.

 

A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br.

 

No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

 

RÉVEILLON

 

Ao invés dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

 

QUEIMA DA LAPINHA

 

O Ciclo Natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a realização da Queima da Lapinha, tradição religiosa do século XIX, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo, saudando o Carnaval que se anuncia incerto, em função da pandemia.

 

Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.

Comentários

Últimas notícias