Cinema

'Carro Rei', filme de Renata Pinheiro, é selecionado para o Festival de Roterdã

A obra acompanha um rapaz com a habilidade de conversar com carros, e um automóvel com ideias totalitárias

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 22/12/2020 às 15:05
Divulgação
PROTAGONISTA Matheus Nachtergaele vive Zé Macaco, mecânico que transforma um veículo velho no 'Carro Rei' - FOTO: Divulgação

O longa-metragem Carro Rei, da pernambucana Renata Pinheiro, foi um dos selecionados para a competição oficial do Festival de Roterdã, divulgada nesta terça-feira (22).

Novo filme da cineasta responsável pelo premiado Amor, Plástico e Barulho (2013) e o recente Açúcar (2019), a obra acompanha um rapaz com a habilidade de conversar com carros, e um automóvel com ideias totalitárias.

Leia também: Curta pernambucano 'Inabitável' é premiado no Festival de Brasília

Leia também: Confira 10 filmes de Natal disponíveis na Netflix para assistir em família

O longa tem como tema uma mobilização popular que toma um caminho irracional e perigoso, combinando elementos fantásticos para abordar questões sociais e políticas do presente. Ele será distribuído comercialmente no Brasil pela Boulevard Filmes.

O protagonista de Carro Rei é Uno (Luciano Pedro Jr), que ganha esse nome em homenagem ao primeiro carro adquirido por seus pais, e no qual ele nasceu a caminho da maternidade. Uno, desde criança, fala com esse mesmo carro, e o considera como seu melhor amigo.

Um acidente trágico separa os dois: Uno se torna um jovem ativista ambiental, enquanto o carro é despachado para o ferro-velho do seu tio Zé Macaco, interpretado por Matheus Nachtergaele na pele de um mecânico com ideias mirabolantes.

A diretora, que assina o roteiro com Sergio Oliveira e Leo Pyrata, define o longa como “um filme sobre luta de classes. O projeto surge da observação das cidades brasileiras e da constatação de um exagerado apego da população aos automóveis".

Comentários

Últimas notícias