Online

Fundaj promove atividades gratuitas para o público infantil

Ações serão transmitidas no dia 24 de janeiro, a partir das 13h, através do YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 22/01/2021 às 14:31
Notícia
X

Em comemoração ao mês que celebra o Dia Nacional do Fotógrafo, a primeira edição do Domingo dos Pequenos de 2021, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco, promove atividades especiais, no dia 24 de janeiro, a partir das 13h. Gratuitas, as ações terão caráter prático, lúdico e educativo e têm como alvo o público infantil. 

Durante a programação elaborada pela equipe do Educativo do Museu, as crianças vão ser introduzidas a técnicas como a de confecção da câmera pinhole - um tipo de máquina fotográfica sem lente produzida manualmente. Para isso, precisarão de materiais simples como rolos de papel higiênico vazios, tinta guache preta, tesoura, palito de dente, fita isolante e papel cartão preto fosco.

A oficina será executada pela educadora Luanna Santos em referência à postagem do dia 8 de janeiro da série Efemérides de Acervo, em celebração ao Dia Nacional do Fotógrafo. Todas as atividades serão transmitidas no Instagram do Museu do Homem do Nordeste.

Também haverá oficina de animação em flipbook, com o educador Fernando Alvim. Nela, os pequenos irão aprender como confeccionar bloquinhos de papel desenhados quadro a quadro para, quando folheados, causarem a impressão de movimento.

A programação será encerrada com o lançamento da Revista Passatempo com o MuHNE. As educadoras Jamille Barros e Olga dos Santos apresentarão o projeto, que propõe levar ao público conhecimentos e curiosidades sobre as temáticas de fotografia, cultura e história exploradas no Muhne.

120 ANOS DA APL

A Fundaj homenageia a Academia Pernambucana de Letras (APL) por seus 120 anos com uma live, na terça-feira (26), às 16h, no canal da instituição no YouTube. A instituição, por pouco, não foi a primeira de seu tipo no Brasil. Segundo a antropóloga e acadêmica Fátima Quintas, detentora da cadeira nº 31, foi o autor de A emparedada da Rua Nova, o recifense Carneiro Vilela, que atrasou a fundação de 1890 para 1901. 

Tags

Autor