LUTO

Corpo de Tarcísio Pereira, fundador da Livro 7, é cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife

Tarcísio faleceu na noite desta segunda-feira (25) por complicações da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/01/2021 às 13:18 | Atualizado em 26/01/2021 às 19:19
Notícia
X

O corpo do livreiro e fundador da Livro 7, Tarcísio Pereira, que faleceu na noite desta segunda-feira (25), aos 73 anos, por complicações da covid-19, será cremado na tarde desta terça-feira (26) na Funerária, Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. 

>> Tarcísio Pereira, da Livro 7, foi o maior patrono da leitura no Nordeste

>> Tarcísio Pereira marcou época e influenciou gerações; acompanhe a repercussão da morte do fundador da Livro 7

Infectado pelo novo coronavírus em novembro de 2020, Tarcísio estava internado no Hospital Português, localizado na área central do Recife. Segundo informações cedidas por Juliana Lins, filha do livreiro, ele se recuperou do vírus, mas teve diversas outras doenças decorrentes. Apesar disso, vinha se recuperando muito bem. "Foi uma luta muito grande porque ele teve várias doenças neste meio tempo, precisou fazer diálise, transfusão, teve AVC, trombose, foi um guerreiro. Nós iríamos receber alta essa semana, mas ontem ele teve uma hemorragia, que a gente conteve a primeira, mas a segunda não segurou", explicou Juliana em conversa com a reportagem do JC.

O empresário deixa quatro filhos, cinco netos e uma viúva. Família essa que esteve ao seu lado durante os últimos dias. "Eu estava do ladinho dele, acompanhei ele do dia que ele entrou até o dia que ele partiu. Ele foi um guerreiro, eu nunca vi uma pessoa tão amada. Eu tenho certeza que o amor da gente, dos quatro filhos, fez uma diferença enquanto ele esteve no hospital. Eu cuidei dele, meus irmãos cuidaram tanto. A gente botava as músicas que ele mais gostava, cantávamos para ele, foi uma despedida muito bonita e muito tranquila", revelou Juliana, emocionada.

Em nota oficial, o Governador de Pernambuco Paulo Câmara, lamentou a morte de Tarcísio. "Pernambuco perdeu hoje o editor Tarcísio Pereira, um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor".

Trajetória

Nascido no Rio Grande do Norte, mas criado no Recife, Tarcísio Pereira estudou, em sua juventude, no Ginásio Pernambucano, o mais antigo colégio do país em atividade. Anos depois, cursou Jornalismo e História na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em momentos distintos, mas não concluiu nenhuma das graduações.

Trabalhou na Livraria Imperatriz em 1960, onde arrecadou conhecimento, e em 1970 abriu seu próprio polo de livros, a Livro 7. Sinônimo de fomento na cena cultural local, a livraria fez história, mas fechou no ano 2000, quando completou seus 30 anos de funcionamento.

Atualmente, Tarcísio atuava como Presidente do Conselho Editorial e era Superintendente de Marketing na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele também era proprietário da Editora Tarcísio Pereira, criada em 2012.

Tags

Autor