Música

Fernando Barba, fundador do Barbatuques, morre aos 49 anos

Músico foi um dos grandes nomes da música corporal no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/02/2021 às 16:32 | Atualizado em 04/02/2021 às 16:37
Notícia
X

Fernando Barba, fundador do Barbatuques, faleceu na madrugada desta quinta-feira (4). O músico, educador e pesquisador paulistano tinha 49 anos e deixa o pai, Caio Luiz Barboza Ferraz, a mãe, Maria Isabel Barboza Ferraz e os irmãos, Renata Ferraz Torres e Fabio Barboza Ferraz. Por conta da pandemia de covid-19, não haverá velório aberto para os amigos e fãs.

Reconhecido internacionalmente pela sua linguagem única de percussão e música corporal, o Barbatuques tinha mais de duas décadas de atividades. Fernando Barba criou em 1997, buscando novas sonoridades produzidas somente com o corpo para fazer música.

Em 2017, Barba foi diagnosticado com um tumor no cérebro e precisou fazer uma cirurgia às pressas, que o deixou com diversas sequelas. A cirurgia teve sucesso, mas limitou seus movimentos e a fala. Nas redes sociais, admiradores, como o rapper Emicida, expressaram seu lamento pela morte do músico.

Na discografia, quatro CDs lançados, sendo o mais recente "Ayú" (2015), com participações de Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos, e indicado ao Prêmio da Música Brasileira. O Barbatuques também tem um trabalho direcionado para o público infantil, “Tum Pá” (2012), que também ganhou registro em DVD.

Com o grupo, Fernando se apresentou em 30 países e teve músicas incluídas em trilhas sonoras de filmes como Rio 2, O Menino e o Mundo, Trash e Tropa de Elite, na publicidade (Nike, Heineken, Apple, Farm, vinheta final de ano Rede Globo, etc), jogos (Andry Birds) e séries para TV. Entre os eventos que participaram, citamos a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, a Copa do Mundo da África (2010), tantas edições do International Body Music Festival (EUA), Europalia (Bélgica) e Lollapalloza Brasil.  

Leia a nota do Barbatuques sobre o falecimento do músico:

"É com profundo pesar que nós do grupo Barbatuques informamos aos nossos fãs, amigos e parceiros de trabalho, o falecimento do nosso fundador e eterno mestre Fernando Barbosa. Barba fez sua passagem nesta madrugada.

Nesse momento de dor tão intensa, não temos informações se haverá a possibilidade de uma despedida aberta aos amigos devido aos protocolos da Covid-19. Permanecem nosso eterno amor e gratidão a esse músico genial que tanto fez pela música brasileira e cativou corações por todos os lugares do mundo onde passou.

É nosso compromisso honrar seu gigantesco legado. Obrigado mestre! Obrigado amigo! Vá em paz.

Núcleo Barbatuques"

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Últimas

VER MAIS