Música

Maria Bethânia comemora 56 anos de carreira com live neste sábado (13)

Cantora baiana, uma das maiores vozes da música popular brasileira, canta sucessos e novas canções em transmissão online

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 12/02/2021 às 7:49
JORGE BISPO/DIVULGAÇÃO
PROTESTO Entre as canções que estarão no novo disco de Bethânia está uma faixa sobre o menino Miguel - FOTO: JORGE BISPO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Dos Doces Bárbaros, grupo que formou na década de 1970 ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, Maria Bethânia é a única que ainda não realizou uma live desde o início da pandemia. A cantora, uma das maiores divas da música brasileira, quebra esse jejum dos palcos, ainda que a distância, dia 13 de fevereiro, a partir das 22h, quando se apresenta ao vivo em uma transmissão pelo Globoplay. A ocasião celebra os 56 anos de carreira da artista.

A expectativa em torno do evento é grande. Afinal, um show de Bethânia é uma experiência única, marcada pela elegância e maestria da cantora. A escolha por realizar o show no dia 13 de fevereiro foi simbólica. A data marca a estreia dela no show Opinião, em 1965, quando substituiu Nara Leão.

O projeto dirigido por Augusto Boal e produzido pelo Teatro Oficina é um marco na cultura brasileira e traduzia, através das canções, os anseios do País e sua agitação política na recém-instalada ditadura militar. Entre os momentos mais marcantes do show-espetáculo está a interpretação da cantora para a faixa Carcará.

Além de marcar os 56 anos de carreira de Maria Bethânia, foi nesta data, também, que ela desfilou como enredo do Carnaval da Mangueira, em 2016. Este acontecimento, inclusive, é tema do filme Fevereiros, dirigido por Marcio Debellian, que acompanha a cantora da Sapucaí até Santo Amaro da Purificação, sua cidade natal, recentemente lançado em DVD.

ABELHA RAINHA

Intérprete vigorosa, que entrelaçou sua voz à história da canção nacional, Maria Bethânia vai compartilhar com o público canções clássicas de seu repertório, como Negue, Olhos no Olhos, Explode Coração e Onde Estará o Meu Amor. O show tem direção de JP Simonetti e será transmitido diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, sem plateia nem convidados.

>> Registro raro de Maria Bethânia em Cuba está no Spotify

>> Maria Bethânia reafirma seu amor ao samba em novo disco

Na live, a artista também irá cantar sambas de roda e compartilhar canção de seu novo álbum, Noturno, que chega às lojas e plataformas digitais ainda este ano, pela Biscoito Fino. O trabalho começou a ser gravado em setembro do ano passado e inclui a música 2 de Junho, composta por Adriana Calcanhotto após a morte trágica do menino Miguel Otávio, que caiu do nono andar de um prédio no Recife onde sua mãe, Mirtes Renata, trabalhava como empregada doméstica.

Segundo informações do colunista Mauro Ferreira, do G1, o novo álbum de Maria Bethânia contará ainda com outra letra de Calcanhotto, A Flor Encarnada, e composições de Chico César (Luminosidade) e Bidu Resi e Haroldo Barbosa (Bar da Noite). O pianista e cantor pernambucano Zé Manoel, natural de Petrolina, também integra o projeto.

Algumas das canções do álbum integravam o repertório da turnê Claros Breus, com a qual ela circulou o País em 2019, passando também pelo Recife, mas ainda não integravam a discografia da cantora. Entre as inéditas, há ainda uma composição do paulistano Tim Bernardes, que integra o grupo O Terno (o coletivo, a propósito, pode ser visto em apresentação inédita neste domingo, na programação do Rec-Beat).

Para assistir à apresentação de Maria Bethânia é preciso fazer um cadastro gratuito no Globoplay. No catálogo do streaming também estão disponíveis os shows de Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Roberto Carlos.

Comentários

Últimas notícias