Artes cênicas

Antônio Abujamra é homenageado com estreias, show e debates no Itaú Cultural

Programação online da mostra segue de 18 a 28 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/02/2021 às 18:28 | Atualizado em 18/02/2021 às 18:31
Notícia
X

O Itaú Cultural abre suas atividades cênicas com uma homenagem a um dos principais nomes do teatro no Brasil. Intitulada Antônio Abujamra – A Voz do Provocador, a programação acontece de 18 a 21 e de 25 a 28 de fevereiro celebra a trajetória de Antônio Abujamra (1932-2015), ator e diretor paulista e um dos primeiros a introduzir os princípios e métodos teatrais de Bertolt Brecht no país. Toda a programação pode ser conferida em www.itaucultural.org.br.

Essa celebração, parte da efeméride dos 30 anos de fundação da Cia Os Fodidos Privilegiados, no início da década de 1990, no Rio de Janeiro. A mostra virtual promove conversas, encenações inéditas e música. No dia 18 de fevereiro, às 20h, a mesa Abu, de Cabo a Rabo, recebe o crítico teatral e professor Edélcio Mostaço, para traçar um panorama da vida e obra de Antônio Abujamra.

Na conversa, mediada por Márcia, Mostaço aborda a trajetória de Abu, como era conhecido, que ao longo da carreira, iniciada em meados da década de 1950, colecionou sucessos e alguns fracassos, com os quais lidava com autoironia

No dia seguinte (sexta-feira, 19), também às 20h, a segunda mesa reúne as atrizes Filomena Mancuzzo, Guta Stresser e Paula Sandroni, além do diretor João Fonseca, em Cia Os Fodidos Privilegiados - Exorbitâncias e O Casamento, a Renovação do grupo. Integrantes do elenco da companhia, eles abordam o caminho trilhado nas três décadas que o grupo comemora em 2021.

Nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 20h, a programação promove a estreia de O Veneno do Teatro, espetáculo criado pelo ator e interpretado por ele por mais de 10 anos, e que agora ganha nova versão, com roteiro e direção de Marcia Abujamra e interpretação de Elias Andreato. O espetáculo mantém-se essencialmente pessoal, ao combinar histórias de vida de Antônio Abujamra com fragmentos de textos de outros autores, poemas que ele sempre falou e seus pensamentos e opiniões sobre o teatro e a televisão no Brasil.

Segundo ato

Antônio Abujamra – A Voz do Provocador segue de 25 a 27 (quinta-feira a sábado) com nova rodada de programação cênica e de conversas mediadas por Márcia Abujamra. Na quinta-feira (25), às 20h, acontece a mesa Antônio Abujamra e o teatro épico no Brasil, conduzida pelo dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho, fundador do grupo teatral Companhia do Latão.

Já na sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27, às 20h, a companhia Os Fodidos Privilegiados apresenta pela primeira vez a leitura de Um outro Hamlet, passo inicial em direção a uma nova montagem do espetáculo Hamleto, que o grupo prepara para 2021, para celebrar seus 30 anos de fundação.

Com direção de João Fonseca e de Johayne Ildefonso, ele parte do texto escrito em 1972 pelo italiano Giovanni Testori (1923-1993), com adaptação de Antônio Abujamra, e que reescreve a história clássica do Hamlet, de Shakespeare, de maneira debochada, anárquica e política. A obra coloca duas personagens vividas pela mesma atriz e propõe uma relação homossexual entre Hamlet e Horácio.

 

O último debate acontece no sábado, 27, desta vez às 17h, com participação do professor André Dias. Intitulada O Teatro Dissonante de Antônio Abujamra: A Temporada Carioca.

MÚSICA

A programação da mostra encerra no domingo, 28, também às 20h, com um show online, que leva à cena outra herança artística de Abu. Abujamra Presente é o nome do show que o músico André Abujamra, filho caçula do diretor, apresenta no Palco Virtual, em homenagem ao pai, de quem herdou a verve provocadora, além do talento.


Tags

Autor