Pernambuco

10º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte realiza edições virtuais

Dez Maracatus de Baque Solto fazem sambadas a partir do próximo domingo (28), em formato online

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 22/02/2021 às 18:58 | Atualizado em 22/02/2021 às 19:01
Notícia
X

Considerada uma prévia dos Maracatus para o Carnaval, além de fomentar as Sambadas de Maracatu de Baque Solto no interior de Pernambuco, o 10º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte será realizado de maneira diferente em 2021. O evento, realizado pela Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), devido à pandemia do novo coronavírus, adotará o formato online a partir do próximo domingo (28), a partir das 18h, sendo apresentado também nos próximos quatro domingos consecutivos, até 28 de março.

>> Maracatus de baque solto guardam as fantasias para 2022

>> No RioMar Recife, confira a Mostra Cultural Maracatu Rural

>> Maracatu de baque solto é retratado no livro 'Festa no Terreiro Mágico'

Adequando-se às limitações do momento, serão cinco Sambadas entre dez Maracatus de Baque Solto transmitidas ao vivo no Canal do YouTube da AMBS-PE das 18h às 21h, com a presença de uma intérprete de LIBRAS. A primeira, neste domingo (28), será a Sambada das Buzinas e destacará os Maracatus Estrela da Tarde, de Glória do Goitá (do Mestre Ivanildo Gonçalo), e o Leão da Vitória, de Vitória de Santo Antão (do Mestre Jurandir Caboclo).

Apesar do formato virtual, sem interação do público, a essência das Sambadas permanece a mesma. Cada Sambada será dividida em dois momentos. Primeiro haverá uma roda de conversa denominada No Tamborete com Manoelzinho, conduzida por Manoelzinho Salustiano, curador do evento, com os donos/responsáveis por cada um dos grupos. Em seguida começa a Sambada, o desafio entre os Mestres de cada Maracatu, com versos feitos na hora na forma de marcha, samba, galope e samba curto. Será a oportunidade de conhecer como eram o ternos de percussão de antigamente com a “Buzina” fazendo a marcação do ritmo.

Nos próximos domingos, no mesmo canal do YouTube, estão agendados: Sambada entre o Maracatu Piaba de Ouro (Olinda) e o Maracatu Pavão Dourado (Tracunhaém), no dia 7/3; Sambada entre o Maracatu Estrela de Ouro (Aliança) e Maracatu Leão das Cordilheiras (Glória do Goitá), no dia 14/3; Sambada entre o Maracatu Carneiro Manso (Glória do Goitá) e Maracatu Leão de Ouro (Condado), no dia 21/3; e a Sambada entre o Maracatu Cruzeiro do Forte (Recife) e o Maracatu Estrela Dourada (Buenos Aires), fechando a programação no dia 28/3.

SERVIÇO

Sambada das Buzinas - 10º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte
Data: 28 de Fevereiro (domingo)
Horário: A partir das 18h
Local: Canal da AMBS-PE no YouTube (clique aqui)

Tags

Autor