Artes cênicas

Agrinez Melo e Talles Ribeiro estreiam performance online

'Igbeiywo' é transmitida gratuitamente, dia 27 de fevereiro, às 20h, no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/02/2021 às 12:25
Notícia
X

Encenada por Agrinez Melo e Talles Ribeiro, que também assina o texto, a performance Igbeiywo estreia dia 27 de fevereiro, às 20. Com transmissão gratuita atráves do canal I Pele Ti O Dun no YouTube, a ação será seguida de um debate com os artistas.

Adaptando os mitos de Obaluaê e Iemanjá, o texto mostra um menino do interior e uma garota da praia que cruzam caminhos e se tornam parceiros. Suas trajetórias se tocam durante uma festa do Ilê (terreiro de matriz africana) e a narrativa é permeada por músicas produzidas pela natureza e por instrumentos percussivos afro-indígenas.

A palavra que dá título à obra significa casamento em yorubá e o trabalho investiga os afetos e as relações amorosas, a partir de um olhar delicado sobre a vida deste casal. A ação também se apresenta na contramão da invisibilidade e busca evidenciar as vozes das mulheres pretas e seus sacrifícios para manter a família.

A apresentação da perfomance acontecerá ao vivo e, logo em seguida, acontecerá um debate sobre os questionamentos a respeito da construção familiar a partir de novas masculinidades pretas. O projeto é acessível e terá um interprete de libras acompanhando a apresentação.

A iniciativa tem fomento da Lei Aldir Blanc, através do edital de Fruição do Governo do Estado de Pernambuco. 

Tags

Autor