Artes cênicas

Festival Luz Negra chega à quarta edição com espetáculos e atividades formativas

Evento promovido pelo Poste Soluções Luminosas acontece de 18 a 28 de março e homenageia Guitinho da Xambá

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/03/2021 às 11:44 | Atualizado em 17/03/2021 às 18:22
Notícia
X

O Festival Luz Negra — O negro em estado de representação realiza sua quarta edição de 18 a 28 de março. Com espetáculos de teatro, dança, solo de ópera e atividades formativas, o evento acontece de maneira virtual, com transmissões através do canal do grupo O Poste Soluções Luminosas no YouTube. Este ano, a mostra homenageia o músico Guitinho da Xambá, falecido em fevereiro.

Com incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, o festival mantém sua proposta de valorizar as produções de artes cênicas que evidenciam o protagonismo dos artistas negros. Em sua quarta edição, reúne atrações das quatro macrorregiões de Pernambuco (Sertão, Agreste, Mata e Região Metropolitana do Recife), além de dois espetáculos de fora do estado.

Criado pelo Poste Soluções Luminosas, coletivo recifense formado pelos artistas Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos, o Luz Negra terá nesta edição oito espetáculos teatrais de Pernambuco, seis deles para o público adulto e dois para a infância e a juventude; duas obras de teatro de outro estados; quatro espetáculos de dança e um solo de ópera.

Além da fruição dos espetáculos, o público terá acesso a uma palestra sobre a história do povo negro em Pernambuco e a uma oficina introdutória aos fundamentos do teatro ministrada pelos integrantes do Poste. Todas as ações são gratuitas.

Confira a programação completa:

Dia 18/03 (quinta) — Abertura

19h — Espetáculo gravado Negra Palavra – Solano Trindade | Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo (RJ)

Sinopse: Em Negra Palavra, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora. “O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais”, afirma Renato Farias, roteirista e um dos diretores do espetáculo.

20h — O mesmo espetáculo ao vivo, em novo formato e com audiodescrição.
Sinopse: Em Negra Palavra, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora. “O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais”, afirma Renato Farias, roteirista e um dos diretores do espetáculo.

Dia 19/03 (sexta)

20h — Espetáculo Meia-noite | Orum Santana (PE)
Sinopse: O espetáculo solo passeia pela capoeira como elemento criador e motivador do movimento, sobretudo dos corpos do Mestre Meia-noite, nome artístico de Gilson Santana, e seu filho, o bailarino Orun Santana, que estrela a apresentação. Ambos brincantes e artistas do Daruê Malungo, os dois construíram suas carreiras e sua relação dentro deste universo. A obra explora ainda a capoeira como procedimento de uso de imagens e memória do corpo do dançador como elemento criador, traço marcante na obra de Orun, como artista e pesquisador no assunto. O espetáculo solo dialoga dramaturgicamente sobre a relação entre pai e filho, entre mestre, discípulo e consequente relação com a ancestralidade pessoal, principalmente masculina, na busca de uma conexão com essas energias e possíveis curas e construção de uma nova masculinidade.


Dia 20/11 (sábado)

20h — Espetáculo Cordel do Amor sem fim | O Poste Soluções Luminosas (PE)
Sinopse: A história se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco vivem três irmãs – a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza – por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva. Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco.

Dia 21/03 (domingo)

10h — Espetáculo infantil Ester | Odília Nunes (PE)
A apresentação contará com intérprete de libras.
Sinopse: Ester é uma boneca de 18cm de altura, manipulada pelos dedos da mão da atriz Odília Nunes. Em uma caixa-teatro-realejo, ela planta flores. Mas, Ester não se contém à caixinha. Ela deseja trocar afagos e olhares. Sem precisar das palavras, ela emociona as pessoas com seus pequenos gestos, seu olhar e seu carinho. A performance de 5 minutos faz emocionar e alimentar o público de afago por uma vida.

18h — Espetáculo Mi madre | Jhanaina Gomes (PE)
Sinopse: Espetáculo solo de dança-teatro, criado pela artista Jhanaina Gomes para falar sobre sua ancestralidade, sobre seu clã de mulheres que doem. Inspirada por imagens e histórias contadas durante sua infância, a artista remonta memórias de suas antepassadas alinhavando pontos de convergência entre sua própria história e a de suas matriarcas, tecendo uma correlação de tensão entre a presença masculina e o feminino ferido no percurso da vida dessas mulheres.

Dia 22/03 (segunda)

9h — Oficina teatral | O Poste Soluções Luminosas (PE).
Atividade de formação artística que tem como objetivo inserir o participante no universo teatral, utilizando sua presença física e mental em estado de representação artística, buscando desenvolver técnicas e vivências para os atores/intérpretes dentro de uma dimensão transcultural, que é a relação de transformações ocorridas na junção de duas ou mais culturas distintas.

Oficineiros: Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos
Carga Horária: 3 horas
Público-alvo: pessoas a partir dos 14 anos
Local: Plataforma digital
Vagas: 20
Inscrições: [email protected]

20h — Espetáculo de dança Sem Carnaval | Guerreiros do Passo (PE)
Contará com intérprete de libras.

Sinopse: O vídeo “Sem Carnaval” exibirá uma reportagem que aborda as ações realizadas pelo Grupo de Pesquisas e Ações em Frevo Guerreiros do Passo, coletivo que atua há 15 anos na Cidade do Recife, mantendo viva a metodologia do Mestre Nascimento do Passo e trazendo à cena as origens e características marcantes do carnaval de rua recifense. Neste ano atípico em que a festa do povo precisou ser cancelada por conta do contexto da pandemia, o coletivo desenvolveu um trabalho em vídeo denominado “Sem Carnaval”, concebido com o intuito de fazer uma homenagem aos foliões e foliãs que ficaram órfãos da Folia de Momo. “Sem Carnaval” é uma singela homenagem ao carnaval que não passou e um misto de saudade e esperança nos próximos que virão. Evoé!

Dia 23/03 (terça)

19h — Espetáculo Faca | Grupo O tabuleiro de Teatro (PE)
Sinopse: Qual a faca que te corta? Qual a faca que tu usas? A FACA é um texto (Monólogo) da autora Ingrid Martins, com relatos verídicos de mulheres que sofreram violência, psicológicas, sexuais, físicas, morais.
O primeiro espetáculo do grupo O TABULEIRO DE TEATRO, propõem um diálogo entre o ator, atravessado de sua capacidade construtiva e emocional, e o expectador, atingido em sua capacidade reflexiva, trazendo à tona suas agustias e questionamentos.

20h — Espetáculo Histórias bordadas em mim | Doce Agri (PE)
Sinopse: A encenação está envolta numa atmosfera cotidiana, onde o público é convidado a participar. Ao entrar na sala de espetáculo as pessoas testemunham através da narrativa, o nascimento de uma lagarta que mais tarde se transforma numa colorida borboleta. A personagem é por acaso a própria atriz e, sentada em um baú, conta histórias que viveu em sua vida. Bebe da fonte de uma pesquisa no griot (povo ancestral africano que passava conhecimento através da oralidade). Vai através da narrativa e numa proposta de encenação contemporânea, alicerçada em técnicas do teatro físico, valorizando a matriz ancestral africana através da energia do Orixás. No espetáculo o público entra em contato com novas narrativas teatrais através das cenas de posicionamento enquanto mulher negra, mãe e nordestina.


24/11 (quarta)

18h30 — Palestra "Ó pretos, nada de negócios de brancos!": sociabilidades, cultura e participação dos homens de cor no processo de fundação do Estado e da Nação." | Flávio Cabral (PE)
Flavio Cabral é historiador, doutor em História pela UFPE, professor de História da Graduação e do Programa de Pós-Graduação na Unicap. Dedica-se à História de Pernambuco e aos temas ligados à Formação do Estado Nacional. Publicou vários livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Classificação: Livre

25/03 (quinta)
18h30 — Oferenda — Recital de canto lírico | Anastácia Rodrigues (PE)
Sinopse: Dinorá de Carvalho, Ernani Braga, Babi de Oliveira, Waldemar Henrique, Villa Lobos, Paula C Barros, Capiba, José Amaro dos Santos. Estes são alguns nomes de compositores e compositoras nacionais que se dedicaram à escrita de obras de tradição afro-brasileira. Este recital é fruto de pesquisa, vivência e estudo que norteiam o trabalho da mezzosoprano recifense Anastácia Rodrigues. Um olhar de profundo respeito e pertencimento aos povos originários e africanos que deixaram um acervo vivo inestimável e que de alguma forma foi registrado, ou lembrado em partituras. É um pouco do registro das tradições religiosas, culturais, ritos e modos que remontam e reconhecem o ser cosmológico de invocação sonora e encantamento. Apresentar estas canções brasileiras na situação atual de descaso e pandemia, em contextos novos é também uma maneira de mantê-las vivas e conhecidas. A performance contará com a instrumentação inédita para este formato: Emerson Rodrigues no VIBRAFONE, Sônia Guimarães no ILÚ. A música como uma manifestação profundamente humana e coletiva é potencialmente transcultural podendo sempre ser compartilhada, admirada, sentida. Tudo que se oferece para uma boa obra é uma Oferenda.

 


26/03 (sexta)

19h — Espetáculo A Receita | O Poste Soluções Luminosas (PE)
Sinopse: "À todas as mulheres do mundo!”, grita com o corpo a atriz Naná Sodré, na obra tragicômica que descreve um universo de uma mulher num processo de libertação. Num acerto de contas, a anônima confessa como passou a maior parte do tempo temperando suas ilusões com sal, alho e coentro com cebolinha... Até mesmo em momentos desatinados. O espetáculo funciona como um foco de luz que revela as situações vividas no ambiente domiciliar/social de várias mulheres pelo mundo a fora. Morte, violência, loucura e a intolerância de uma maneira peculiar são narradas nesse solo explorando diversos pontos de vistas, abordando suas inexoráveis naturezas e revelando uma dramaturgia atual de Samuel Santos, antenada com as questões de uma personagem no seu processo-limite.

20h — Espetáculo Ombela | O Poste Soluções Luminosas (PE)
Sinopse: OMBELA (a chuva) após cair resolve deixar duas gotas que se transformam em duas entidades, que são a personificação da chuva ganhando corpo e voz. Essa(s) Ombela (s) inventa (m) rios e desdobra ao som do vento e a cada gota faz nascer ou morrer coisas, gente e sentimentos. Ao longo da jornada aqui na terra vemos elas tomarem formas variadas absorvidas pelo processo de humanização que passam. Ombela representa arquétipos do universo feminino, é a síntese poética onde a chuva reorienta a transfiguração dos sentidos da vida transformado na beleza da mulher e nos interroga quem somos nós e para onde vamos? A peça além de ser interpretada em português tem partes faladas e cantadas na língua africana de Angola, UMBUNDO. Que é uma língua banta falada pelos ovimbundos das montanhas centrais de Angola. O espetáculo é um musical ao Vivo. A peça ganhou o prêmio especial sobre a pesquisa de matriz africana.


27/03 (sábado)

17h — Espetáculo Periferia quebra tudo | Jovens de Peixinhos (PE)
Sinopse: A partir da vivência de 4 jovens pretos, periféricos, participantes de movimentos culturais desenvolvidas na comunidade de Peixinhos, criou –se o espetáculo de dança Periferia- Quebra Tudo! O espetáculo reúne coreografias levando em consideração a negritude que vem resistindo constantemente, e mostrar o que está acontecendo em sua comunidade, através das danças periféricas, como: afro, afoxé, coco, passinho e brega funk, danças de autoria do povo preto. Todas as cenas foram gravadas no Nascedouro de Peixinhos, local esse que está totalmente abandonado junto à comunidade. O intuito deste espetáculo é contar histórias e mostrar que a Periferia Quebra o que tem que quebrar!


20h — Espetáculo Luiz Gama: uma voz pela liberdade | MS Eventos (RJ)
Sinopse: Estrelado por Deo Garcez e Soraia Arnoni, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA: uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo a tona assuntos que refletem na atualidade. Idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, o espetáculo traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. Soraia Arnoni passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama.

 

28/03 (domingo)

10h — Espetáculo Ubuntu: uma linda aventura na floresta afrobrasilândia infantil | São Gens Produções, Palafittas Produções e Ya Orun Produções (PE)
Sinopse: O espetáculo infanto-juvenil “Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia” conta a história da criação do mundo a partir do olhar africano. Entoado pelos sons, ritmos, cores, músicas e muito axé, a montagem dá vida à história de duas lindas flores pretas, que vivem num colorido jardim na floresta Afrobrasilândia, mas que se questionam todos os dias porque suas cores não estão representadas no arco íris, frente a esse questionamento, elas decidem desbravar toda floresta em busca da resposta. Oxumaré, ao ver o desespero das amigas flores, decide enviar três cores crianças africanas para ajudá-las nessa aventura. . A partir daí, sendo conduzidas pelos Orixás e movidas pela energia do Ubuntu, elas iniciam uma linda aventura por entre os mistérios sobre a criação do mundo e do homem aos olhos da Mãe África.


18h — Espetáculo Transpassar | Coletivo Agridoce (PE)
Sinopse: Quantas Dandaras foram mortas e tiveram seus sonhos roubados? Qual seu sonho de infância esquecido? O Coletivo de Dança-teatro Agridoce apresenta em Transpassar um espetáculo, que traz em seu enredo um conto sobre sonhos perdidos por causa da violência e preconceito, sobre a solidão da mulher trans, e sobre os problemas sociais passados por esse corpo em transição, como ele é visto e marginalizado pela sociedade. Tudo pela perspectiva de uma garota que tem o sonho de ser tirada para dançar.


Tags

Autor