Baque Solto

Festival Festa da Alvorada 'Ensaio Maracatu Estrela Brilhante' começa no dia 24, em edição online

Siba Veloso, Mestre Bi, Mestre Nico, juntamente com outras cinco atrações artísticas estão confirmadas na programação do evento virtual

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/03/2021 às 15:01 | Atualizado em 18/03/2021 às 16:18
Notícia
X

A cultura foi uma das atividades mais afetadas pela pandemia da covid-19 e para driblar a dificuldade de realizar eventos presenciais, a saída tem sido a aposta nos eventos virtuais. É o que vai acontecer este ano na 6ª edição do Festival Festa da Alvorada - 'Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante'.  O evento acontece no próximo dia 24 de março, a partir das 20h, com transmissão exclusiva pelo canal do festival no YouTube: (https://abre.ai/canalmaracatuestrelabrilhante).

Oito atrações da cultura popular pernambucana participam da programação, com destaque para os shows de Siba Veloso, Mestre Bi, Mestre Nico, entre outros. Atividades como roda de diálogo e vídeoaula de terno do maracatu rural também integram as atividades do festival. 

O projeto, que conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo do Estado e Governo Federal, reúne no palco virtual shows de grupos culturais de várias regiões do Estado: Maracatu Estrela Brilhante com o mestre Bi (Nazaré da Mata); Siba e a Fuloresta (Nazaré da Mata); Coco do Mestre Nico (Nazaré da Mata); Ciranda Rainha Pernambucana (Lagoa de Itaenga), Ciranda Rosa Branca (Surubim); Ciranda Caboclo (Lagoa de Itaenga); Coco de Fulô (Nazaré da Mata); e o músico Nailson Vieira (Nazaré da Mata).

O festival, produzido pela Amata Produção e Serafim Produção, foi gravado no Engenho Poço Comprido, Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte. O local é único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O espaço também é reconhecido como museu e integra as edificações casa-grande, capela e moita do engenho de açúcar. A gravação obedeceu a todos os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel.

BATE-PAPO CULTURAL

A programação inclui, ainda, uma roda de conversa. Nela, participam vários artistas da Zona da Mata Norte e de outras regiões do estado. O encontro traz uma reflexão sobre os desafios e conquistas que deram origem ao festival. O material , gravado em vídeo, no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, conta com a participação de Siba Veloso e Mestre Bi, do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata; o Rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu rural e militante das tradições populares, Maciel Salú; Biu Porfírio, mestre caboclo do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata; Nenên Modesto, presidente do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires; Mestre Edmilson Cirandeiro, presidente do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém. Também participam da conversa cultural o Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires; e Mestre João Paulo do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata). A conversa será disponibilizada na noite do festival, no canal do youtube, intercalado com os shows.

MUSICALIDADE 

O festival também propõe uma vídeoaula sobre a musicalidade do maracatu rural. A atividade tem por objetivo explicar as funções dos instrumentos de sopro e de percussão do maracatu para o público de todas as idades. A aula é ministrada por integrantes do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata e pelo músico Ronaldo Souza. A formação visa contribuir para a memória, tradição e cultura popular pernambucana. O conteúdo, gravado no Engenho Poço Comprido, Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte do estado, será disponibilizado no canal do Youtube.

HISTÓRIA 

O Festival Festa da Alvorada - ‘Ensaio Maracatu Estrela Brilhante’ surgiu em 2015, com o intuito de celebrar o fim de uma decisão judicial, imposta à época por órgãos de segurança pública e do judiciário, que há mais de três anos barrava os grupos de maracatus rurais de promoverem, na cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte e em todo o estado, suas sambadas de maracatus rurais com seus mestres, contramestres e folgazões, até às cinco da manhã.

Pela lei, entre os anos de 2012 a 2013, os grupos foram obrigados a concluir suas apresentações até às duas da manhã, sob pena de serem punidos judicialmente e de serem recolhidos pela polícia para delegacia. Um ato que contrariava a democracia, a cultura e, sobretudo, os artistas e a população em geral, que há mais de cem anos sempre se fizeram presentes às sambadas nos terreiros da Zona da Mata.

A medida, que colocava em risco a manutenção do maracatu rural, uma vez que é durante os ensaios e sambadas que são formados novos mestres e músicos, despertou na comunidade local, um ato de revolta, pois, a comunidade já não tolerava viver com a interferência do poder judiciário dentro da brincadeira, limitando a livre liberdade de expressão cultural.

Ainda em 2014, no mês de outubro, os grupos culturais de maracatus, mestres, contramestres e toda cadeia cultural ligada ao maracatu, provocaram uma audiência pública com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata, na tentativa de um diálogo que flexibilizasse a determinação que vinha sendo imposta.

A audiência resultou na derrubada do horário-limite e na abertura de um inquérito instaurado pelo MPPE, que, meses depois, expediu a recomendação para que promotores de Justiça de todo o estado defendam as sambadas e ensaios dos maracatus rurais de possíveis coações da Polícia Militar. A decisão também chamou a atenção dos magistrados para o reconhecimento atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (ONU), em 2003, que coloca o maracatu rural como um Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.

Serviço

O quê? Festival Festa da Alvorada - ‘Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata’

Quando? 24 de março

Onde? Canal do Youtube https://abre.ai/canalmaracatuestrelabrilhante

Horário: 20h

Classificação: Livre

Tags

Autor