Dança

Videodança 'TransiterrifluxórioREC' explora espaços urbanos do Recife

Exibição da obra acontece no dia 25 de março, às 20h, no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/03/2021 às 12:11
Notícia
X

O grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa lança nesta quinta, 25 de março, às 20h, o videodança Transiterrifluxório REC. O vídeo será transmitido pelo canal do grupo no YouTube e ficará disponível também no www.claudiolacerda.blogspot.com, no @claudiolacerdadancaamorfa (Instagram) e Facebook. A iniciativa conta com o fomento da Lei Aldir Blanc e é baseado no espetáculo de dança contemporânea Transiterrifluxório, exibido no Recife em 2019.

O trabalho foi concebido a partir da pesquisa “Contraespaço” inspirada na obra da arquiteta iraquiana-britânica, Zaha Hadid, que seguiu os conceitos de imaginação espacial, corporal e de movimento, relacionando transversalmente as áreas da dança, arquitetura, filosofia e artes visuais. Os bailarinos fizeram uma leitura dos trabalhos da arquiteta e se inspiraram nas imagens dos prédios para criar os movimentos da dança para espaços para além da caixa cênica.

O videodança Transiterrifluxório REC é a adição de mais uma camada à pesquisa “Contraespaço”. A produção permitiu ao grupo explorar locações de espaços abertos no bairro do Recife, que seriam difíceis em um espetáculo regular, o que os possibilitou uma espécie de relação direta com a cidade onde vivem. O vídeo tem em média 27 minutos, distribuídos em 6 módulos que se caracterizam pela passagem nos ambientes.

Assim como o espetáculo, o novo trabalho produzido em vídeo é dirigido pelo coreógrafo, bailarino, pesquisador e professor do Departamento de Artes da UFPE, Cláudio Lacerda, e formado pelos bailarinos Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira e Stefany Ribeiro. A videografia é assinada por Morgana Narjara, que também dirige o roteiro ao lado de Lacerda. 

Tags

Autor