Tradição

Espetáculo 'Cantigas de Mamulengo' estreia no YouTube

Projeto é capitaneado por Maria Oliveira, atriz e bonequeira, e Lucas Oliveira, músico responsável pela direção musical

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/03/2021 às 14:34 | Atualizado em 30/03/2021 às 14:41
Notícia
X

Inspirado no universo da cultura popular, o espetáculo Cantigas de Mamulengo estreia nesta terça-feira (30), às 15h, no YouTube. O projeto da Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens tem roteiro, direção artística e produção da atriz bonequeira Maria Oliveira, enquanto a direção musical é assinada pelo músico Lucas Oliveira.

Costurado por canções de autoria da dupla e músicas do cancioneiro popular, o espetáculo aborda a importância da preservação ambiental para a sobrevivência de todos os seres que habitam o planeta. Animais adquirem personalidade humana para discutir maneiras de preservação da natureza, de forma lúdica e bem-humorada.

O anfitrião é o boneco Cabriolé, acompanhado por Maria, na cantoria, e Lucas, com seu violão bem temperado. Quem comanda o roteiro é a boneca Maria das Flores que forma uma dupla de cantadeiras com Dona Onça. Enquanto Dona Mangueira, com sua ternura e sabedoria ancestral não dá brecha para o mal humor.

No espetáculo, são utilizados bonecos de vara, de luva e ventríloquo, confeccionados no ateliê de Maria Oliveira, com materiais reutilizáveis, dentre outros materiais. O projeto tem fomento da Lei Aldir Blanc.

Sobre a Companhia

A Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens se dedica desde os anos 2000 à promoção de oficinas e espetáculos de teatro de bonecos. Sua fundadora e representante, Maria Oliveira, trabalha há quatro décadas com arte-educação, sempre atenta aos movimentos de defesa do meio ambiente. Também faz parte da Companhia o músico Lucas Oliveira, responsável pela direção musical dos espetáculos e ator mamulengueiro.

No repertório da Companhia, o texto de Maria Oliveira, Cantigas e estórias na terra do sabiá conquistou em 2016 o primeiro lugar no I Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia e recebeu o incentivo do FUNCULTURA para sua montagem.

Tags

Autor