Música

Primeira edição do Festival Caboclo reúne expoentes do coco de roda

Evento é transmitido gratuitamente no YouTube, no dia 31 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/03/2021 às 16:54
Notícia
X

A cidade de Lagoa de Itaenga, na região da Mata Norte de Pernambuco sedia, na quarta-feira (21), a 1ª edição do Festival Cultural Caboclo. O evento tem como objetivo valorizar e divulgar a tradição do coco de roda, manifestação cultural presente na história do município. Na programação, dança, música, debate e apresentações artísticas que serão exibidas no Youtube, a partir das 20h.

Idealizada pelo poeta Bio Caboclo, a festividade terá a presença de vários artistas locais e regionais. Integram a grade artística, o Coco de Borges Lucas com participação especial do Coco do mestre Reginaldo Cipriano (Lagoa de Itaenga); Coco de Bojo da Macaíba e Coco de Fulô (Cabo de Santo Agostinho). Entre eles, está também o Grupo Cultural Caboclo, em atividade há 30 anos e com mais de 15 álbuns gravados, que tem à frente o coquista Bio Caboclo e seus filhos: Josivaldo Caboclo, Josuel Caboclo e Josivaldo Caboclo. Juntos, eles vão apresentar uma mistura de ritmos, evolução e versos de improvisos.

O festival também propõe disponibilizar uma oficina, em vídeo pré-gravado, sobre algumas curiosidades sobre os ritmos, sons e movimentos do Grupo Cultural Caboclo. A ideia é levar os espectadores para uma viagem nas danças populares, de origem africana e indígena, principalmente, entre os cocos de umbigada - que exige que o público dance com pares vizinhos, e batam palmas, marcando o ritmo, e encostando o umbigo.

A programação conta ainda uma roda de diálogo com participação dos artistas do festival e brincantes do coco de roda. O cenário dessa conversa foi gravado no Sítio Cultural Caboclo, Zona Rural de Lagoa de Itaenga. A 1ª edição do Festival Caboclo é realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc - PE.

Tags

Autor