LUTO

Morre João Acaiabe, ator de 'Chiquititas' e do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, vítima da covid-19

Acaiabe foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 15 de março, e estava internado em um hospital particular de São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/04/2021 às 7:35 | Atualizado em 01/04/2021 às 7:41
Notícia
X

O ator João Acaiabe, de 76 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (31) por complicações da covid-19. Horas antes, o artista teve uma piora no quadro de saúde, e a família havia divulgado nas redes sociais que ele foi intubado.

Acaiabe foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 15 de março, e estava internado em um hospital particular de São Paulo. Em comunicado na internet, a família explica que ele pediu que o fato não fosse divulgado, para evitar que os seus amigos e admiradores enviassem uma grande quantidade de mensagens e telefonemas, e também porque acreditava que iria superar a doença.

Nascido e crescido em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio.

O ator, locutor, contador de histórias, radialista, dublador e professor de interpretação brasileiro é conhecido por personagens como o Tio Barnabé, do “Sítio do Picapau Amarelo”, vivido por ele entre 2001 e 2006, e o cozinheiro Chico, do remake de “Chiquititas”.

Outro programa que o deixou muito conhecido foi o infantil Bambalalão da TV Cultura, no qual contava histórias para as crianças da plateia.

No cinema, atuou em mais de duas dezenas de filmes. O curta-metragem "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda", dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o Kikito no Festival de Gramado, em 1986.

Acaiabe deixa a esposa, Ana Maria Pascuini Bertuchi; dois filhos, Carlos Augusto e Thays; e três enteados, Erika, Ricardo e Wilson.

 

Tags

Autor