Reality Show

Geraldo Maia leva Pernambuco para a final do 'The Voice Mais'

Cantor pernambucano de 61 anos disputa pelo prêmio ao vivo neste domingo (4), sendo o único representante pernambucano e nordestino nesta última rodada

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 03/04/2021 às 15:43
TV GLOBO/REPRODUÇÃO
Geraldo Maia se destaca pela voz, mas também pela postura e pelo figurino em cada interpretação - FOTO: TV GLOBO/REPRODUÇÃO
Leitura:

Na tarde de 17 de janeiro deste ano, um domingo, o público foi surpreendido com a presença do cantor pernambucano Geraldo Maia no programa The Voice Mais, da TV Globo. O artista virou as quatro cadeiras do reality musical interpretando Estrada de Canindé, de Luiz Gonzaga. Corta para este domingo (4), a partir das 14h10, quando este participante de 61 anos será visto ao vivo, agora como um dos finalistas da atração pelo Time Mumuzinho, disputando o prêmio de R$ 250 mil e um contrato com a gravadora Universal Music.

>> Geraldo Maia no The Voice Mais: 'Vou continuar me pondo à prova'

>> Ceiça Moreno e Tereza Cristina: as mulheres de PE no 'The Voice Mais'

>> Diva Menner: cantora, negra, trans e realizada

Embora o caminho de Geraldo na música seja longo — desde o início dos anos 1980 —, o intérprete vive o ineditismo de encarar a final de um reality show nacional dedicado a cantores veteranos a partir dos 60 anos. "Estou muito feliz, impactado com tudo o que está acontecendo, porque, realmente, o The Voice foi uma grande janela que se abriu na minha vida — na vida de todos nós, participantes —, e agora mais ainda, sobretudo, para os oito finalistas", contou o artista por telefone ao Jornal do Commercio, horas antes de fazer uma prova de figurino para este momento especial.

"Estou me preparando com muito afinco, e com a determinação, obstinação e garra que sempre me foram peculiares. Sempre fui um cara que dediquei minha vida toda a isso. E assim eu vejo esse momento. Como um resultado, de certo modo, também, dessa minha dedicação e firmeza com a música, a arte, e o meu compromisso com isso, que carrego dentro de mim desde sempre", completou o cantor.

Sua vaga para a grande final foi conquistada há uma semana, quando apresentou na semifinal do programa a música Procissão, de Gilberto Gil. E mesmo com os elogios dos técnicos da competição, Geraldo Maia confessou que sempre tinha dúvidas se seguiria em frente em todas as fases do reality.

"Em nenhum momento passei para outra etapa achando que aquilo aconteceria. Sempre fiquei duvidoso, receoso e pronto para o que acontecesse. Seja a alegria de continuar, quanto ter que voltar para casa. Afinal, o The Voice é uma competição. [...] Vou para a final, mas não sei o que vai acontecer. Não faço a menor ideia".

Com uma postura única no palco, Geraldo Maia tem sido elogiado por Claudia Leitte, Daniel e Ludmilla pela sua originalidade como intérprete, que transcende sua voz e se reflete em suas movimentações e até no figurino. E isso é reconhecido pelo seu técnico, Mumuzinho, que também atribui a ele uma característica específica.

"Geraldo tem a brasilidade na voz. Uma voz muito marcante. Isso faz com que ele chame atenção, com que ele apresente uma interpretação única", avaliou o sambista, que terá que escolher hoje entre o pernambucano ou Leila Maria como seu representante final, que será julgado por voto popular na última rodada do programa.

Sem poder adiantar o que irá apresentar no reality, Geraldo Maia garante que todas essas características que lhe destacam como artista serão levados para esta final: "Eu sempre entendi a música, e o meu fazer artístico, como uma coisa que engloba tudo: figurino, luz, postura de palco, escolha do repertório, a forma de cantar esse repertório... Tudo isso são elementos que vão se somar e amalgamar para resultar naquilo que eu sou. Acho que tentei fazer isso dentro do The Voice e, de alguma maneira, fui bem sucedido".

Para o cantor, sua passagem pelo reality foi algo único. "Foi tudo muito positivo como experiência. Por mais que eu já tenha vivido tantas coisas, está sendo algo muito especial e, de certo modo, um divisor de águas. Eu vejo assim."

Independente do resultado de hoje à tarde, Geraldo declarou que não faz planos para o futuro: "A coisa que eu mais quero nesse momento, e acho que cada brasileiro sensato e sensível também, é a vacina. Isso é o que mais almejo e desejo, porque a partir disso é que vou poder construir um futuro brilhante, resultado desse meu processo dentro do The Voice+".

Com a responsabilidade de ser o único nordestino e pernambucano na final do reality musical, Geraldo Maia faz seu pedido ao público, que poderá votar nele caso chegue na última rodada: "Quero pedir a todas as pessoas, a cada um dos admiradores e quem simpatiza com o meu trabalho para que vejam a final. Eu sou um cantor de música brasileira. Nordestina, pernambucana, recifense, taquaratinguense, mas essencialmente um defensor da música brasileira".

MAIS UM FINALISTA

A final do The Voice+, hoje, não é a primeira da franquia The Voice Brasil a contar com um artista pernambucano na disputa pelo prêmio final.

Na sétima temporada do programa, exibida em 2018, o público viu a cantora recifense Erica Natuza chegar à última etapa da competição como representante do Time Carlinhos Brown.

"Participar do programa me abriu muitas portas, porque, sem sombra de dúvida, o programa é uma baita vitrine para artistas. Ainda mais sendo uma artista independente", disse Natuza ao JC.

Hoje, aos 29 anos, a cantora deixou um conselho para Geraldo Maia, o conterrâneo veterano que estará na final da edição sênior da atração: "Acredito que a coisa mais importante que se pode fazer ao estar ali naquele palco é aproveitar cada segundo para dar o melhor de si. E se divertir bastante, porque passa rápido demais".

Erica Natuza competiu a sua final de 2018 com a mineira Isa Guerra (Time Lulu Santos), o paraibano Kevin Ndjana (Time Ivete Sangalo) e o gaúcho Léo Pain, do Time Michel Teló, que foi o vencedor da competição naquele ano.

Mas, ainda antes de Erica, o primeiro pernambucano a conquistar uma vaga na final do The Voice Brasil foi o jovem Ayrton Montarroyos, na quarta edição do reality, exibida em 2015. Na época, o cantor era representante do Time Lulu Santos.

Em entrevista ao portal Mundo Plug, o artista, hoje com 25 anos, relembra sua passagem pelo programa: "Participar do The Voice foi uma das coisas mais importantes da minha vida. Tive uma oportunidade não de me mostrar, mas de aprender. O público da atração foi o meu gás para cantar as coisas de que gosto".

Para Montarroyos, sua visibilidade no reality foi uma oportunidade de mostrar sua personalidade musical aos telespectadores. "Se tem uma coisa que aprendi no The Voice foi não subestimar o público. Ouvia de algumas pessoas lá dentro que ninguém conhecia Lupicínio [Rodrigues, cantor]. E, então, eu dizia: 'Não conhece, mas vai conhecer'. A música bonita ninguém segura", declarou.

Ayrton Montarroyos disputou a sua final em 2015 contra o baiano Junior Lord (Time Carlinhos Brown), Nikki (Time Claudia Leitte) e Renato Vianna — ambos paulistas. Vianna, do time de Michel Teló, foi quem levou o prêmio na votação do público.

MAIS CONTERRÂNEOS

Independente de chegar à final ou não, muitos pernambucanos já tiveram algum destaque nas temporadas anteriores do The Voice Brasil, tanto na versão adulta, como também na infantil.

Além de Geraldo Maia, que disputa hoje a final do The Voice+, esta primeira versão do programa para a melhor idade apresentou também a recifense Teresa Cristina e a forrozeira Ceiça Moreno, da cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife.

Na última edição do The Voice para adultos, que foi ao ar no final de 2020, vários conterrâneas participaram: a cantora Nanara Bello, de Arcoverde; Alana Sant, de Vitória de Santo Antão; e a recifense Diva Menner, que se tornou a primeira cantora trans da história do reality e chegou à semifinal da competição.

"Foi uma passagem muito forte, marcante e importante ter a Diva Menner no The Voice Brasil, não só para mostrar o meu trabalho, mas também para desmistificar tanta coisa negativa que existe na cabeça das pessoas em relação às pessoas trans e travestis", disse a cantora em entrevista ao JC em dezembro do ano passado.

Junto a estes talentos, a lista de conterrâneos no The Voice Brasil segue bem generosa: Hercinho Gouveia (2012), Bruna Borges (2013), Rafael Furtado (2013), Bella Schneider (2015), Luan Douglas (2015/2016), Letícia Bastos (2017), Thay Silva (2018), Ally (2018), Maraia Takai (2018), Michele Andrade (2018) e Catarina Rosa (2019).

TERESA MAIA/DIVULGAÇÃO
FUTURO Artista clama por vacina para que possa colher os frutos do reality - FOTO:TERESA MAIA/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias