LUTO

Morre, na Ilha de Itamaracá, o artista plástico Flávio Emanuel

O corpo do artista plástico Flávio Emanuel será cremado neste domingo (04)

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 03/04/2021 às 19:31 | Atualizado em 03/04/2021 às 20:04
Notícia
X

O artista plástico Flávio Emanuel faleceu aos 55 anos neste sábado (03) de infarto fulminante, segundo informações de familiares. Ele estava com a mãe, a professora Djalmira Junqueira Ayres, e a esposa, Alice Gouveia, numa casa de praia em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Nas artes plásticas, é considerado um "ícone da geração de 90", como postou a crítica de arte Cristina Tejo nas redes sociais. A cremação será neste domingo (04) no Cemitério Memorial Guararapes.

Flávio Emanuel não tinha problemas de saúde, segundo informações da família. Ele atuava com pintura, vídeo, performance, instalação, intervenção urbana e toy arte. O artista criou o Núcleo de Artes Visuais e Experimentos (Nave) e foi um dos idealizadores do Espaço Ativista TV Tumulto, em Santo Amaro, no centro do Recife.

Ele participou da edição de pelo menos três salões de arte contemporânea de Pernambuco nos anos de 1987, 1988 e 1993. De estilo contemporâneo, Flávio Emanuel pintou vários quadros com rostos em cores fortes, que se tornaram uma das suas marcas. O artista começou a trabalhar com arte em 1980 e tinha um ateliê em Olinda. Ele era casado e deixa uma filha.

 

Tags

Autor