Artes visuais

Exposição 'Mãe-Artista ou Artista-Mãe?' reúne trabalhos feitos durante a pandemia

Projeto é resultado de uma residência artística remota que durou de janeiro a abril de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 08/04/2021 às 12:03
Notícia
X

Uma residência artística idealizada por Iara Sales reuniu, durante os meses de janeiro e abril de 2021, mães que são artistas (inicialmente, o projeto seria para criadoras da dança, mas se expandiu para outras linguagens). As 18 artistas-mães de todas as regiões do Brasil se encontraram virtualmente para refletir sobre temas ligados ao campo artístico, a maternagem e ao feminino. Como resultado, várias ações acontecem a partir desta quinta-feira (8), culminando com o lançamento de uma exposição virtual, no sábado (10).

Intitulada Mãe-Artista ou Artista-Mãe?, a exposição traz um olhar reflexivo de mães artistas tratando sobre suas maternagens, sem ter que escolher entre ser mãe ou ser artista. Para discutir sobre o tema nos dias que precedem a abertura da mostra, as integrantes da resistência artística promoverão três rodadas de encontros virtuais para debater temáticas comuns da maternagem da mãe-artista. Os encontros serão realizados nos dias 8, 9, e 10 de abril, às 16h, com acesso gratuito pela plataforma Sympla

Para participar dos encontros virtuais é preciso se inscrever através do Sympla. A entrada é gratuita. O projeto contou com fomento da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco.


 

 

Confira a programação completa:

Dia 08/04- Tema: Desromantizar a maternagem: estratégias de cuidados e diálogos através das artes. Com a participação das mães artistas Cristine Olofsson (PE), Daiana Carvalho (SP), Drica Ayub (PE), Jocarla (SP) e Luana Araújo (SP/SC). Mediação: Iara Sales (PE).

Dia 09/04 - Tema: CORPO-MÃE:transformações físicas, psíquicas e sociais. Com a participação das mães artistas Isa Flor (DF/BA), Maíra Tukui Ribeiro (BA), Milena Mariz (BA) e Rafaela Kalaffa (DF). Mediação: Janahina Cavalcante (BA).

Dia 10/04 - Tema: Cancelamento da mãe-artista: Invisibilidade x produtividade. Com a participação das mães artistas Cecília Carvalho (MG/BA), Iara Sales (PE), Jocarla (SP) e Talitha Mesquita (MG). Mediação: Rafaela Kalaffa (DF). + Lançamento da exposição “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?” ao final da rodada de conversa.

Tags

Autor