Arte e transformação

Evento virtual promovido por coletivo do Bode reúne debates e apresentações artísticas

9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinda acontece de 9 a 11 de abril, no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 09/04/2021 às 15:04
Notícia
X

O 9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta acontece a partir desta sexta-feira (9) e segue até o domingo (11), com transmissão das atividades no canal da Palaffit Produções no YouTube. O evento é organizado por jovens do Coletivo Pão e Tinta, da comunidade do Bode, localizada no bairro do Pina, no Recife, e tem como objetivo falar das vivências e resistências periféricas durante a pandemia.

O encontro é a culminância de um projeto que promove estratégias de geração de renda, de fortalecimento da identidade cultural, da autoestima e do sentimento de pertencimento comunitário através da arte urbana, de oficinas de inclusão social e digital, rodas de diálogo, entre outras ações.

Outra diretriz fundamental para o projeto é a revitalização de espaços comerciais, educativos e outros marcados pela violência dentro do território. Essa ação de graffiti homenageou neste ano, Dona Silvonete Santos, mãe do grafiteiro Pedro Stilo e dos jovens Lucas e Mateus Santos, que foi alvejada por uma bala perdida há 19 anos. Em 2021, o beco em a moradora foi vitimada, ganhou cores e vida com os painéis de graffiti feitos pelos artistas do Coletivo, passando a ser um novo espaço cultural dentro da favela.

PROGRAMAÇÃO

No dia dia 9, às 15h, o evento conta com a Roda de Diálogo “Sobre-Vivências Periféricas”. Às 17h, acontecem as mostras de audiovisual e graffiti e, às 18h, é realizado o leilão Pão e Tinta, no qual serão  leiloadas obras de 51 artistas que receberam um incentivo financeiro, latas de spray, camisa do festival e tela para pintar. O recurso das obras leiloadas vai ser revertido para manter os projetos sociais e culturais na comunidade do Bode. 

No dia 10, das 15h às 17h, acontecerão as oficinas de Técnicas Artísticas, facilitada por Lis de Hórus; de Mídias Sociais, facilitada por Ingrid Casadevall; e de Fotografia Digital com Smart Phone, facilitada por Firmino. Às 17h terá mostra de graffiti e audiovisual, e a partir das 18h acontecerão os shows (alguns gravados e outros ao vivo) de MC Vinição, DJ HTTP, Pierre DuMangue e 21 OPT, Karla Gnom, Rayssa Dias, Sony e Calango, Deox/Mirim e da rapper Adelaide.

O evento é encerrado no dia 11,quando será todo voltado para cultura tradicional marisqueira, que marca a identidade cultural da comunidade do Bode. A troca de saberes conta com a participação das marisqueiras Amarina Rodrigues e Mirela Lourenço e da pescadora Maria Edna do Nascimento, que durante a realização do projeto também tiveram a fachada de suas casas revitalizadas, assim como a Livroteca e a fachada de alguns pontos comerciais da comunidade.

Às 18h, acontecem shows e apresentações artísticas de MC Margot, DJ Rosinha, Teteu Batatinha, Nanny Nago, Okado Canal, Bixarte, Stiff, Léo da Bodega, e Barbarize, que irá apresentar ao vivo pela primeira vez o seu álbum visual. O projeto Sobre-vivências Periféricas recebeu o incentivo da Lei Aldir Blanc, promovida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Tags

Autor