Performance

Videodança aborda os males causados pelo patriarcado e o capitalismo

'Entranhas Marcas' estreia gratuitamente no dia 11 de abril, às 20h, na plataforma Vimeo

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 09/04/2021 às 19:28
Notícia
X

As dançarinas e artistas da performance Drica Ayub, Isabela Severi e Silvia Góes lançam a videodança Entranhas Marcas, neste domingo (11), às 20h, na plataforma Vimeo. Após a exibição do curta, às 20h30, será provomovido um debate virtual entre as realizadoras, através do perfil do projeto no Instagram (@entranhas.marcas). Com direção colaborativa e criação conjunta, o trabalho aborda as marcas deixas pela violência criada e perpetuada pelos sistema patriarcal e colonial.

O trabalho relaciona os sofrimentos infligidos ao corpo das mulheres e à terra, posicionando-se como um grito contra a opressão e uma chamada à insurgência para a construção de novas possibilidades de mundos. Para criar o trabalho, as artistas-criadoras realizaram uma série de estudos sobre o tema do trauma e das agressões humanas à Terra, além de promoverem um mergulho para dentro de si mesmas, acessando suas próprias vivências para encontrar material dramatúrgico.

O trabalho tem cenas gravadas no Engenho Pombal, situado no município de Vitória de Santo Antão, e também na Praia de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho. As sessões de investigação e criação da videodança aconteceram ainda paralelamente a um outro projeto de pesquisa que reunia, pela plataforma Zoom, um grupo de mulheres diversas. 

O projeto tem direção de fotografia/filmagem de Flora Negri, trilha de Conrado Falbo e projeto conta com o apoio da Lei Aldir Blanc no Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE.

CONVERSA

No sábado (10), às 20h, as artistas abrirão uma sala na plataforma Zoom para uma conversa mais ampla e com mais vozes sobre as interseccionalidades nas artes de discursos políticos essenciais, como o corpo da mulher que sofre múltiplas formas de violência, as corpas pretas e a sua invisibilidade, o meio ambiente e tantas questões que perpassam as artes de mulheres e homens de nossa contemporaneidade.


Tags

Autor