Literatura

No Mês do Livro, Cepe disponibiliza e-books gratuitos para download

Entre as obras, há livros de Cida Pedrosa, Silviano Santiago, Carneiro Vilela, Ana Maria César, entre outros

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 12/04/2021 às 11:51 | Atualizado em 12/04/2021 às 11:51
Notícia
X

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) disponibiliza o download gratuito de dez e-books de seu catálogo para comemorar o Mês do Livro, que acontece em abril. Nesta campanha, serão liberados livros que trazem diversidade de gênero, obras esgotadas em sua versão impressa e autores consagrados, como Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020, e Silviano Santiago.

Os títulos disponibilizados para download são: Três homens chamados João – Uma tragédia em 1930 (Ana Maria César), O Brasil de Gilberto Freyre (Mário Helio), A emparedada da Rua Nova (Carneiro Vilela), Jogo de cena (Andrea Nunes), Gris (Cida Pedrosa), Memórias do Araguaia (Dagoberto Alves Costa), Uma literatura nos trópicos (Silviano Santiago), Genealogia da Ferocidade (Silviano Santiago), O breve fulgor do tempo (José Rodrigues de Paiva) e Viagem ao Brasil – 1644-1654 (Peter Hansen Hajstrup). Para baixar os e-books, basta acessar as principais plataformas digitais (Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura e Google Play Books).

Esta é a terceira ação da empresa, desde o início da pandemia, no sentido de democratizar o acesso à leitura e incentivar as pessoas a ficarem em casa, promovendo a hashtag #JuntosNaLeitura. Duas datas marcam a ação: Dia Mundial do Livro (23) e Dia Nacional do Livro Infantil (18). Além dessa iniciativa, em compras a partir de R$ 80,00, feitas na loja on-line, o consumidor ganhará o exemplar do título O que eu disse e o que me disseram: A improvável vida de Geraldo Freire. E

 

Confira a sinopse dos 10 e-books liberados:


Três Homens Chamados João - Uma tragédia em 1930 (2020)

Autora: Ana Maria César

400 páginas

A obra reproduz o cenário da tragédia que se abateu sobre João Pessoa, João Dantas e João Suassuna e analisa a os antecedentes, a partir dos fatos, mostrando a ação do tempo no apaziguamento das paixões desenfreadas que os moveram. Trata-se de uma homenagem aos joões, vértices de três triângulos, unidos e indissociáveis, e às vítimas inocentes que foram alcançadas pela voracidade dos acontecimentos, Augusto Moreira Caldas e Anayde Beiriz.

 

O Brasil de Gilberto Freyre: Uma introdução à leitura de sua obra (2020)

Autor: Mário Helio

244 páginas

Publicado pela primeira vez há duas décadas, o livro apresenta aos leitores, de maneira didática, os pilares mais importantes do pensamento de Gilberto Freyre, ainda hoje em constante reavaliação e releituras. Com ilustrações do artista Zé Cláudio, a obra é um convite a imergir no universo da sociologia, antropologia e historiografia freyriana.

 

A Emparedada da Rua Nova (2013)

Autor: Carneiro Vilela

518 páginas

Clássico da literatura pernambucana, o livro deve seu sucesso ao mistério que cerca sua criação. Nele, o autor retrata um crime verdadeiro, em que uma jovem foi emparedada pelo próprio pai. Há quem diga, no entanto, que o autor costurou tão bem a história que ela se passou por verdadeira, mas que na verdade é fictícia. De fato, o enredo envolve o leitor em um redemoinho de emoções, paixões e loucura, cujo ápice é o assassinato de uma jovem grávida e de seu amante.

 

Jogo de Cena (2019)

Autora: Andrea Nunes

327 páginas

O romance policial narra a morte de um boticário francês na fictícia cidade de Mangueirinhas desencadeia uma sucessão de outros crimes, aparentemente provocados por assombrações do folclore nordestino. Para solucioná-los, a jovem delegada da cidade conta com a ajuda do filho do seu padrasto, um historiador que renega as origens. A autora utiliza informações verídicas sobre projetos científicos para encher o livro de ação, suspense e muitas reviravoltas.

 

Gris (2018)

Autora: Cida Pedrosa

140 páginas

Vencedora do Prêmio Jabuti e Livro do Ano de 2020, com Solo para vialejo (Cepe Editora), Cida traz nesta obra uma coletânea de 50 poemas que resumem o viver na cidade. Curtos e cortantes, os poemas levam os leitores a um passeio por paisagens coloridas em contraste com o cinza dos asfaltos e edifícios, revelando pele, músculo, nervos, sangue e coração. Obra essencial de uma das mais relevantes vozes da poesia contemporânea.

 

Memórias do Araguaia – Depoimentos de um ex-guerrilheiro (2018)

Autor: Dagoberto Alves da Costa

104 páginas

O psicólogo Dagoberto Alves da Costa, que vivenciou na juventude a ditadura militar brasileira, revela neste livro como os sonhos da juventude da época foram transformados em pesadelo. O ex-guerrilheiro, após um tempo silencioso, foi encorajado pela esposa, a jornalista e deputada Terezinha Nunes, a narrar experiências, detalhes e horrores que presenciou, o que faz de forma sensível e minuciosa, iluminando assim uma página escura da história do Brasil.

 

Uma literatura nos trópicos (2019)

Autor: Silviano Santiago

369 páginas

Vencedor do Prêmio Casa de Las Américas 2020 (tradução espanhola), Uma literatura nos trópicos traz textos críticos fundamentais na obra de Silviano Santiago, e inclui os cinco ensaios que foram retirados da edição original, de 1978, reafirmando a originalidade do pensamento do autor. De José de Alencar a Caetano Veloso, de Eça de Queiroz a Sérgio Sant’Anna, trafegando ainda entre a biblioteca e o babado das ruas e da cultura popular de massa, parece até que nada escapa ao olhar agudo do ensaísta.


Genealogia da ferocidade (2017)

Autor: Silviano Santiago

117 páginas

Genealogia da Ferocidade volta a comprovar a potência da ensaística de Silviano Santiago. Ele aponta como a tradição crítica sempre esteve mais interessada em domesticar a monstruosidade da escrita rosiana do que em deixar-se seduzir pela originalidade da "beleza selvagem" de Grande Sertão: Veredas. O "monstro Rosa" (como Silviano descreve o romance) não aceita domesticação. Esse ensaio inaugura o selo Suplemento Pernambuco, voltado a obras que pensam as relações entre literatura e o contemporâneo.


O breve fulgor do tempo (2019)

Autor: José Rodrigues Paiva

307 páginas

A poesia de José Rodrigues de Paiva revela uma grande fixação no passado, incorporando até raízes mais antigas e profundas que o prendem a um passado remoto — que seus olhos não viram —, além de uma escrita focada em suas lembranças de infância na Várzea recifense, onde ele revisita cenas que viu, viveu ou imaginou. Numa permanente preocupação com o tempo, a poesia de Rodrigues de Paiva se pauta pela recordação, que é uma das dimensões da problemática existencial do homem.


Viagem ao Brasil (1644-1654) - 2016

Autor: Peter Hansen Hajstrup

130 páginas

Este livro traz um dos raros relatos de gente de baixa patente recrutada pela Companhia das Índias Ocidentais para servir em seu exército estacionado no Brasil, durante 24 anos de ocupação. Seu autor, Peter Hansen Hajstrup, é um jovem de origem camponesa proveniente da Dinamarca, tornado soldado, que descreve os estertores da presença holandesa em Pernambuco, entre 1644 e 1654, num relato de violência e miséria.

Tags

Autor