VENCEDORA DE OSCAR

Kate Winslet interpreta detetive sem tempo para rodeios em 'Mare of Easttown'

Minissérie criada por Brad Ingelsby estreou na programação do HBO

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 21/04/2021 às 9:00
Notícia
X
Uma pequena cidade é abalada por um crime brutal, dando início a uma investigação. Na superfície, "Mare of Easttown" não parece trazer nada de novo. Mas os detalhes fazem toda a diferença na minissérie criada por Brad Ingelsby (O Caminho de Volta) e dirigida por Craig Zobel (The Leftovers), que estreou no domingo, 18, e está na programação da HBO e HBO Go.
A Mare do título é uma personagem com muitas nuances, realçadas pela escalação de Kate Winslet para interpretá-la. Ela é uma detetive sem tempo para rodeios da pequena Easttown, no Estado da Pensilvânia. "Foi um dos maiores desafios da minha carreira, porque ela não tem nada a ver comigo", disse Winslet, em entrevista a jornalistas durante evento da Associação de Críticos de Televisão, que foi realizado virtualmente por conta da pandemia. "Foi aterrorizante de um jeito bom, se você é uma atriz como eu que gosta de se sentir apavorada e exposta", completou, entre risos.
Winslet afirmou que seria péssima detetive. "Eu jamais poderia fazer o que Mare faz. Mas seria ótima no cafezinho e nas cervejas depois do expediente", brincou. Ela passou alguns dias com policiais da cidade de Easttown e teve consultoria da detetive Christine Bleiler. "Ela sempre falava: Hum, não, isso é o que eles fazem na TV", contou a divertida Winslet. "Christine sempre frisava que muitas situações são confusas, tem coisa que dá errado, que a algema cai no chão. Que não é perfeito mesmo."
A atriz, que concorreu sete vezes ao Oscar, ganhando por O Leitor, em 2009, e venceu o Emmy por Mildred Pierce, da mesma HBO, identificou-se, porém, com uma faceta de sua personagem: sua relação com a família e a capacidade de admitir seus erros. "Ela tenta manter a coesão familiar a todo custo e corrigir seus erros, mesmo sendo uma pessoa de difícil convivência."
Há uma tragédia no passado de Mare Sheehan, revelada aos poucos. Ela mora numa casa com a filha adolescente Siobhan (Angourie Rice), a mãe Helen (Jean Smart, indicada para o Emmy por Watchmen) e o neto pequeno. Mare é separada do marido, Frank (David Denman), que está se casando com outra mulher. O padre Dan Hastings (Neal Huff) sempre está por perto para provocar Mare daquele jeito que só os primos podem fazer. Helen também não deixa barato. O elenco tem outros nomes fortes, como Julianne Nicholson no papel de Lori, amiga de infância de Mare, e Guy Pearce, que interpreta um professor que acabou de se mudar para a cidade.
Fora o trabalho como detetive, Kate Winslet, que é inglesa, precisou aprender o específico sotaque conhecido como Delco, daquela região da Pensilvânia. A atriz está acostumada com sotaques, mas quase desistiu. "Foi um dos três mais difíceis que fiz", contou. "Quase enlouqueci, cheguei a jogar coisas na parede."
Mas era importante acertar. Mare of Easttown é tanto um retrato de uma personagem quanto a radiografia de uma comunidade, como indica o título. A minissérie coloca o espectador nas ruas de sobe e desce, com casinhas alinhadas em ambos os lados. Easttown é uma daquelas pequenas cidades da região com moradores da classe trabalhadora, que sofreram com as crises econômicas recentes. É um daqueles lugares onde todo mundo conhece todo mundo. Onde a senhorinha liga diretamente para Mare em vez de telefonar para a delegacia quando há um pequeno problema. Onde ela conhece o rapaz que, para comprar drogas, invade e rouba a casa da irmã, que já não aguenta mais.
O criador e o diretor são muito hábeis em transferir para a tela a atmosfera local. "Eu cresci ali", explicou Ingelsby. "E nós dissemos para a HBO logo no início que tínhamos de gravar lá, e eles apoiaram a decisão. Realmente, é como se fosse um personagem que adiciona profundidade e autenticidade à história."
Winslet mergulhou no lugarejo de 10 mil habitantes e ficou íntima da Wawa, uma rede de lojas de conveniência típica da região. Ela se rendeu ao sanduíche Gobbler, que é um peru do Dia de Ação de Graças em forma de sanduíche. "O Evan Peters (que faz o detetive Colin Zabel) ficou obcecado e me disse que era para entrar em coma alimentar. Então, tive a experiência completa do Delco", disse a atriz, referindo-se ao apelido dado àquela parte dos Estados Unidos.
Para ela, é assim que se faz. "Não importa há quanto tempo estou fazendo esse trabalho, não dá para me apoiar em glórias do passado", disse. "O público nota se você foi preguiçosa e não se comprometeu com o negócio." Na televisão, ela acha ainda mais sério. "Você entra na casa das pessoas. É uma honra, e é preciso corresponder. Então eu trabalho duro, enfrento o medo e vou adiante."
 

Tags

Autor