Artes visuais

Mostra 'Céu Aberto' leva projeções de arte para o espaço público

Idealizada por Mozart Santos (PE), iniciativa será transmitida no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 22/04/2021 às 20:08 | Atualizado em 22/04/2021 às 20:10
Notícia
X

Em um momento em que o isolamento social ainda é uma necessidade por conta do descontrole da pandemia do novo coronavírus, um coletivo de artistas se reuniu para democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população sobre temas urgentes. De 22 até o dia 29 de abril, a exposição digital
Céu Aberto — O Distanciamento entre o Ser Humano e a Natureza une arte e tecnologia, com a projeção de obras inéditas de artistas de todo o País em espaços de São Paulo, com exibição ao vivo através do YouTube.

Com temática centrada em torno da necessidade da preservação da natureza, a abertura acontece na
mesma data em que se celebra o Dia da Terra, 22 de abril, e marca também o dia em que os portugueses invadiram o Brasil e iniciaram a colonização. O projeto tem fomento do Proac Expresso LAB, da Lei Aldir Blanc, e contará com 16 projetores que exibirão obras de Mozart Santos (PE), Lourival Cuquinha (PE), Guto Barros (PE), Roberta Carvalho (PA), Mozart Fernandes (SP) e Marta Rijo (Portugal), VJ Suave (SP), Sitah (SP) e Catharina Suleiman (SP). A cada dia, será exibido o trabalho de um deles, além de um minidocumentário sobre suas produções.

“Já trabalho com projeção há algum tempo e, durante a pandemia, criamos o Projetemos com a intenção
de amenizar os efeitos do isolamento social e também ajudar na conscientização, combatendo as fake news com a divulgação de informações em vários espaços das cidades. Para este novo projeto, convidei oito artistas visuais, alguns que nunca trabalharam com projeção, para criar uma obra, uma videoarte, para ser
projetada em formato de grande dimensão. Mas, a obra não é só o trabalho que eles entregaram, mas sua
intervenção na cidade que, inclusive, é muito consciente. Quando acaba, não deixa nenhum tipo de sujeira. Cada obra levanta um debate sobre a forma como o homem se relaciona com o planeta”, explica Mozart Santos, idealizador da iniciativa.

O artista visual reforça ainda que o Projetemos tem como base a defesa das minorias sociais e da justiça social. Todas as projeções ficarão disponíveis no canal do Céu Aberto no YouTube e, ao final, os vídeos apresentados serão compilados e adicionados de novas imagens, criando uma espécie de documentário.

Tags

Autor