Artes cênicas

Espetáculo 'Rainhas!' discute cultura negra e vivências femininas

Obra estreia no dia 23 de abril, em temporada virtual, com ingressos mediante contribuição voluntária

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 23/04/2021 às 16:07
Notícia
X

Baseada em dramaturgias pessoais, a obra Rainhas! estreia nesta sexta-feira, 23 de abril, às 20h, no YouTube. O trabalho tem como base a investigação da ancestralidade, cultura negra e vivências femininas e conta a história de quatro entidades que compartilham suas batalhas e vitórias ao longo da vida. O espetáculo virtual tem novas sessões nos dias 24 e 30 de abril, e 1º de maio, sempre às 20h.

A dramaturgia apresenta monólogos de quatro orixás: Iemanjá, Oxum, Obá e Iansã. A partir dos fundamentos do teatro antropológico, observa-se em sua costura elementos ancestrais e da
cultura negra, como a capoeira e a dança dos orixás, incorporados à gestualidade de cada uma das atrizes, que usaram suas próprias experiências, também, como material de pesquisa.

Elas dão voz aos relatos de opressões que se cruzam em vários pontos das suas vidas, principalmente em pautas raciais e de gênero, mas também dos afetos e da alegria.  O projeto foi construído a partir do encontro das atrizes Brunna Martins, Camila Mendes, Kadydja Erlen e Luana Vitória na Escola O Poste de Antropologia Teatral, em 2019, com o diretor e encenador Samuel Santos.

A partir do resgate das memórias pessoais das atrizes, a dramaturgia foi construída por Camila Mendes, Diniz Júnior e Samuel Santos. Durante a vivência na Escola e nos anos que se seguiram, as atrizes iniciaram a pesquisa artística, baseada na antropologia teatral (direcionada ao feminino), na negritude e na ancestralidade.

A gravação do projeto foi realizada dentro no Ilê Axé Oxum Ipondá de Mãe Inajá, localizado no
bairro de Fragoso, em Olinda. O espetáculo tem apoio do Ilê Axé Oxum Ipondá e Grupo O Poste Soluções Luminosas e conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Tags

Autor