Música

Duda Beat volta mais madura e segura no álbum 'Te Amo Lá Fora'

Cantora pernambucana gravou o novo trabalho durante a pandemia e reúne diferentes ritmos, como o como e o trap

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 27/04/2021 às 11:22 | Atualizado em 27/04/2021 às 12:50
Notícia
X

Um dos nomes mais proeminentes da cena pop nacional contemporânea, Duda Beat lança nesta terça-feira (27), às 20h, seu segundo álbum, Te Amo Lá Fora, nas plataformas de streaming. O trabalho aprofunda o universo poético e estético da pernambucana, marcado pela influência de diferentes gêneros musicais, referências ao cinema, às artes visuais e à literatura. Apontado por ela como um trabalho mais maduro, o projeto foi concebido inteiramente durante a pandemia e, apesar de não discutir diretamente o tema, é atravessado por uma atmosfera mais sombria.

Com o sucesso de seu disco de estreia, Sinto Muito (2018), Duda Beat se tornou um fenômeno que mobilizava tanto uma audiência mais alternativa quanto o grande público, como foi o caso do sucesso Bixinho, que integrou a trilha sonora de Amor de Mãe. Com a agenda cheia de shows e várias parcerias estabelecidas nos últimos três anos (com nomes como Tiago Iorc, Nando Reis, Anavitória, Gaby Amarantos, entre outros), a cantora e compositora já havia decidido dar uma pausa após o Carnaval de 2020 para se dedicar ao novo trabalho — só não esperava a crise sanitária, política e humanitária que o Brasil e o mundo enfrentariam.

"O processo de feitura deste segundo disco foi completamente diferente do primeiro. Com Sinto Muito, foi tudo tranquilo, não havia expectativa. Já com esse, os fãs esperavam muito. O último show que fiz antes da pandemia foi no dia 7 de março e eu já havia dito à minha empresária que precisava de pelo menos 20 dias imersa na serra para começar a esboçar nossas músicas. Pouco tempo depois, mudou tudo. Costumo dizer que a gente se isolou antes do isolamento coletivo e que, por mais que eu não fale da pandemia em si, o ambiente de como o mundo estava atravessou completamente o trabalho, que vem um pouco mais 'dark' e maduro", explica a cantora.

Duda conta que, a princípio, se questionou se deixar de tocar no assunto seria apropriado. A artista, porém, disse também ter entendido que, diante da tristeza do entorno, buscar entregar algum tipo de alegria para as pessoas acabou se tornando uma força-motriz para o projeto.

"Saber que essas músicas vão chegar nas casas das pessoas e pode trazer alguma alegria me traz felicidade. Colocar esse segundo filho no mundo é um misto de emoções porque tudo foi muito pensado com muito carinho por mim e os produtores — as texturas, os sons", conta. "O disco é mais um pedaço de mim."

Nas 11 faixas de Te Amo Lá Fora, Duda Beat expande suas experimentações musicais e mescla suas várias referências musicais, que vão de Lenine, Alceu Valença e Djavan a Calcinha Preta, Calypso, Lady Gaga e Rosalía. O primeiro single, Meu Pisêro, abraça o ritmo do momento, sem, no entanto, se fazer um pastiche. A artista consegue adaptar a sonoridade à sua identidade, imprimindo sua interpretação singular à produção criativa de Lux&Tróia, que adicionam elementos eletrônicos à faixa.

Em Tu e Eu, que abre o álbum, ela homenageia suas raízes pernambucanas e convida a mestra Cila do Coco. Te Amo Lá Fora conta ainda com faixas com influência do reggae, MPB, entre outros ritmos. Segunda parceria presente no álbum é com o rapper baiano Trevo, na canção Nem um Pouquinho.

"Sou muito eclética e o disco é um reflexo disso. E quero continuar expandindo esse repertório musical. A parceria com dona Cila do Coco tem uma pegada que mistura maracatu e coco, que são ritmos muito ligados à minha memória afetiva. Também tem faixa com uma pegada mais trap, uma vibe anos 1980, mas sempre com a narrativa dando o laço nessas canções, colocando-as na mesma atmosfera", pontua. "Quero que todo mundo goste deste trabalho, que é muito maduro, visceral e emocional também."

PROJETOS

Com a indefinição quanto ao retorno das atividades culturais presenciais, a artista diz que tem aproveitado para planejar o show de Te Amo Lá Fora e que, em breve, pensa em fazer uma live para apresentar o novo trabalho. Ela também quer utilizar esse tempo de isolamento social para compor mais e lançar músicas.

Entre os planos de Duda Beat também está gravar uma parceria com Juliette Freire, participante do BBB21. Isso porque a paraibana já se declarou fã da cantora e costuma cantar Bixinho com frequência no reality show.

"Está super nos meus planos fazer uma música inédita com Juliette. Ela é afinada, canta bem, e gosto muito dela no aspecto humano. Para além de parceria, quero uma amizade. Ver ela gritando no programa e dizer que me ama, chega a emocionar. É o poder da música", reflete.

Tags

Autor