ADEUS

Morre Carlos Garcia, ex-secretário de Cultura de Jarbas Vasconcelos

Jornalista não resistiu à covid-19. Ele estava internado desde o dia 18

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 27/04/2021 às 16:46 | Atualizado em 27/04/2021 às 19:37
Notícia
X

O jornalista Carlos Garcia morreu, nesta terça (27), aos 87, vítima da covid-19. Ele estava internado no Hospital Português desde o dia 18.

Garcia foi um dos ícones da geração que brilhou fortemente contra a ditadura militar, regime que chegou a prendê-lo. Por muitos anos, comandou a sucursal do Estado de São Paulo, no Recife, e teve participação no início da Folha de Pernambuco.

Foi secretário de Imprensa no governo de Cid Sampaio e, anos depois, secretário de Cultura do Estado na gestão de Jarbas Vasconcelos.

A família ainda não divulgou informações sobre o velório e enterro.

NOTAS DE PESAR

"O jornalista Carlos Garcia foi um dos grandes nomes da profissão em Pernambuco. Ético e competente, esteve à frente de importantes veículos de comunicação e das Secretarias Estaduais de Imprensa e de Cultura, sempre primando pela informação verdadeira e de interesse público. Garcia também se incorporou à luta democrática contra a ditadura, foi preso e torturado, mas jamais abriu mão das suas convicções. Sua partida deixa uma imensa lacuna na história do jornalismo pernambucano e brasileiro. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza."

Paulo Câmara, governador de Pernambuco

 

"Tempos de duras despedidas. Carlos Garcia representou pela correção, decência e ponderação, uma inspiração para nossa geração de sonhos e lutas. Um amigo que nunca me faltou. Um ombro forte de convicções e princípios que fará falta nesse mundo ultrajado por tragédias de toda natureza. Foi bem mais que um profissional de imprensa. Exerceu em sua vida sentimentos de generosidade, sem nunca abrir mão daquilo em que acreditava. Siga em paz amigo."

Jarbas Vasconcelos, senador

 

"A Associação da Imprensa de Pernambuco manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Carlos Garcia, ex-presidente da AIP, que aos 87 anos foi vítima do Covid-19. Garcia entrou para a história da Imprensa por seu compromisso ético, sua atuação humanitária e por seu profissionalismo.

São inúmeros os depoimentos da sua atuação contra o Regime Militar (1964-1985), tendo já desde 1963, na presidência da AIP, lutado contra ações que culminaram no AI5. Nas páginas dos nossos livros Ata, não faltam registros da sua atuação em defesa da democracia e dos colegas de redação.

Neste momento de dor, prestamos condolências aos seus familiares e amigos."

Múcio Aguiar, presidente da AIP

 

Tags

Autor